Início Cidade Idosos participam de blitz de conscientização sobre a gratuidade no transporte intermunicipal

Idosos participam de blitz de conscientização sobre a gratuidade no transporte intermunicipal

0

Em alusão aos quatorze anos da fundação do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), comemorado no próximo dia 27, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) participou da blitz de conscientização dos direitos do idoso no transporte intermunicipal, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A ação conjunta ocorreu ontem e hoje (22 e 23/07) na orla da Manaus Moderna, porto São Raimundo e na rodoviária Engenheiro Huascar Angelim, e contou também com o apoio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH).

Ao todo, foram fiscalizados 17 ônibus e 7 embarcações durante os dois dias de conscientização conjunta. A Arsepam realiza constantemente ações integradas com diversos órgãos estaduais e municipais, relacionados aos serviços regulados de gás natural canalizado e transporte intermunicipal de passageiros.

“Ações como essa são de suma importância e colaboram para a melhoria do serviço para todos os usuários. Caso esse direito não esteja sendo cumprido, é imprescindível denunciar a Arsepam através da nossa ouvidoria no Whatsapp 24h, site ou demais canais de atendimento”, destacou o diretor-presidente João Rufino.

“Nós entendemos ser de vital importância o conhecimento desse direito, para que o governo do estado possa garantir a efetividade da proteção integral, conforme o nosso ordenamento jurídico prevê”, comentou a secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, Luciana Andrade. 

Gratuidade 

Passageiros com idade igual ou superior a 60 anos, com renda comprovada igual ou menor que dois salários mínimos, possuem direito à reserva duas vagas gratuitas por embarcação ou ônibus para o idoso, no serviço de transporte hidroviário e rodoviário intermunicipal. Caso as vagas tenham sido preenchidas por outros idosos, é garantido o direito ao desconto de 50% sobre o valor da passagem.

*Com informações assessoria

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 23 de julho de 2021 by Larissa Ellen