Influencer que viralizou com capivara Filó é multado pelo Ibama, e pode perder o animal

Publicado em

O fazendeiro Agenor Tupinambá, 23 anos, e a capivara Filó, viralizaram nas redes sociais, há alguns meses, onde o jovem aparecia mostrando um pouco do seu dia a dia e cuidados com a capivara. A repercussão foi tanta que, agora, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está em busca da capivara Filó.

Agenor Tupinambá foi notificado após uma denúncia de maus-tratos sofridos por uma capivara nas redes sociais, além de ser multado em R$ 17 mil. A informação foi publicada pela deputada estadual, Joana Darc (União Brasil), e segundo ela o instituto recolherá o animal silvestre.

“Ele está sendo perseguido como se fosse um criminoso, sendo que todo mundo sabe que aqui no Amazonas os animais convivem com as pessoas, principalmente no interior. A CAPIVARA FILÓ vive livre no habitat dela, que é o mesmo “habitat” do Agenor”, disse a deputada estadual.

O estudante de agronomia usou suas redes socais para manifestar sua indignação com a situação “Hoje passei por uma situação que nunca achei que passaria, minha cabeça girou, vomitei, minha garganta fechou. Fui procurado por agentes do Ibama na minha faculdade. Fui notificado e multado por maus-tratos de animais e várias outras coisas. Eu nunca seria capaz de fazer uma coisa dessas”, publicou Agenor Tupinambá.

No amazonas, a convivência entre as pessoas e os animais são muito comuns, o que Agenor espelha em seus vídeos, é a realidade de muitas outras pessoas que amam e cuidam de animais como se fossem da sua própria família. O Ibama está simplesmente ignorando a realidade de muitos amazônidas, principalmente nos interiores do estado, sem ao menos dar a chance de acompanhar de perto essa convivência.

O Amazonas, a deputada Joana Darc e seguidores de Agenor Tupinambá estão se mobilizando através das redes sociais, como forma de protesto contra essa ação errônea do Ibama. Pois, além da capivara, Agenor também cuida de outros animais em sua fazenda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...

Bradesco decide acabar com home office para 900 funcionários em 2026

O Bradesco, um dos maiores bancos do país, decidiu encerrar...

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...