Início Cidade Instituto Carlos Borborema lança curso em PrEP para profissionais da saúde

Instituto Carlos Borborema lança curso em PrEP para profissionais da saúde

0

O Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), lançou hoje (28/07) um curso de capacitação em Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para profissionais e estudantes da saúde. O treinamento, em formato inédito no Amazonas, é parte do projeto Bora Combinar.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV que consiste no uso diário, em um único comprimido, de medicamento antiviral. A profilaxia, gratuita e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), é eficaz e oferece proteção contra o HIV superior a 90%, quando tomado regularmente.

Dividida em dez unidades de estudo, a capacitação, on-line e assíncrona, tem como objetivo abordar os benefícios do atendimento humanizado para otimizar o acesso à PrEP, bem como desenvolver estratégias para melhorar e ampliar as ações de divulgação, acesso e aceitabilidade do uso do medicamento. Os módulos são ministrados por profissionais da saúde e professores da FMT-HVD e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Podem se inscrever no curso profissionais e estudantes da saúde, das redes pública e privada de ensino, e indivíduos que trabalham com populações vulneráveis ao HIV. O acesso é gratuito e oferece certificado de 40 horas, emitido imediatamente após a conclusão dos módulos.

“Para que a PrEP seja de fato incorporada à realidade das pessoas, é necessário que os profissionais de saúde e educadores de pares estejam atualizados e preparados para acolher, orientar e acompanhar a população que utiliza o medicamento”, destaca a coordenadora do projeto, a médica infectologista Maria Paula Mourão.

Formato inédito 

Em formato inédito no Amazonas, o curso on-line pode ser acessado gratuitamente por profissionais da saúde de todos os municípios. Atualmente, a PrEP está disponível apenas em Manaus, na FMT-HVD e na Clínica de Saúde da Família Raimundo Franco de Sá.

“Em breve a PrEP será descentralizada para o interior do Amazonas; Tabatinga será o primeiro polo a disponibilizar o medicamento. Esperamos contribuir com a capacitação dos profissionais dos demais municípios que, devido a nossa realidade geográfica, têm menos acesso a treinamentos como esse”.

Para realizar as gravações, o projeto contou com parceria da UEA. “Tivemos a felicidade de contar com a UEA e toda a sua expertise em ensino mediado por tecnologia. A equipe do Centro de Mídias da universidade, com muito carinho e capacidade técnica, nos auxiliou com esse trabalho tão sensível e importante para o sucesso da PrEP no Amazonas”.

A capacitação já está disponível no site www.prepmanaus.com.br. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição eletrônica, disponível na aba “Capacitação” e, após receber email de confirmação, acessar a plataforma de ensino e iniciar o curso.

Bora Combinar 

O projeto busca fortalecer as ações de divulgação e disseminar conhecimento sobre a PrEP, em Manaus. Para tal, a equipe desenvolveu a campanha “Bora Combinar”, que foi integralmente construída a partir da contribuição de parceiros, educadores de pares e representantes da comunidade LGBTQIA+, buscando aproximar e levar conhecimento sobre as estratégias de prevenção combinada contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Materiais educativos para as redes sociais, panfletos sobre ISTs, podcast e outdoors espalhados pela cidade, são algumas das ações desenvolvidas pelo grupo. Também fazem parte da campanha o website www.prepmanaus.com.br e um minidocumentário, que será lançado em breve. O projeto é financiado pela da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e conta com parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

*Com informações assessoria

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 28 de julho de 2021 by Larissa Ellen