Internos do Compaj realizam vestibular de ensino a distância da Estácio

Publicado em

Por acreditar que a educação transforma vidas, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) tem investido cada vez mais na oferta de ensino superior para os presos das unidades prisionais de Manaus. Nesta segunda-feira (19/07), 30 apenados do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) realizaram o vestibular para cursos na modalidade de ensino a distância da Universidade Estácio de Sá.

A parceria da Seap, com a empresa de cogestão Reviver Administração Prisional Privada e a Estácio, garante aos privados de liberdade bolsas limitadas de 70% de desconto, no primeiro ano do curso, e 50% nos anos seguintes, com as mensalidades pagas por seus familiares. Quando aprovados no exame, os presos têm a oportunidade de cursar nos polos educacionais montados dentro da unidade onde cumprem suas penas.

Os cursos a distância que a Estácio disponibiliza em seu catálogo vão de bacharelados e licenciaturas a tecnólogos, com duração de dois a quatro anos. Dentre as escolhas dos reeducandos do Compaj estão: Logística, Segurança no Trabalho, Gastronomia, Cozinha Contemporânea, Contabilidade, entre outros.

O complexo penitenciário foi a primeira unidade prisional a aderir à iniciativa. Hoje, o estabelecimento já conta com um total de 29 internos matriculados em cursos de ensino superior e, segundo o diretor do Compaj, Lucas Maceda, a meta é aumentar esse número.

“Entendemos que o ensino é algo fundamental e o pilar mais importante para o fenômeno da ressocialização. Realizar vestibulares e inserir cada vez mais internos no nível superior, é primordial para a melhoria do processo de reinserção na sociedade, afinal, com o diploma da graduação em mãos e a liberdade, eles não poderão perder em nada na concorrência do mercado de trabalho com as pessoas que nunca passaram pelo sistema”, disse.   

Leônidas*(nome fictício) participou do exame com o objetivo de conseguir uma bolsa para o curso de Cozinha Contemporânea e, assim, abrir o próprio negócio junto com a esposa. “Há muito tempo estou apreensivo para fazer essa prova e espero conseguir passar, para me qualificar no mercado de trabalho e remir minha pena, para sair logo daqui e ajudar minha família”, revelou o interno.

Oportunidade 

Ao longo do mês de julho, outras penitenciárias também realizaram o vestibular da Estácio. Logo no início do mês, 28 reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2) participaram do exame. Na última sexta (16/07), 71 apenados do Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM 1) também prestaram vestibular.

*Com informações assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Marido de mulher que morreu em piscina de academia recebe alta após 8 dias internado

Vinicius de Oliveira, marido de Juliana Faustino Bassetto, professora...

Tragédia em Itumbiara: cartas falsas de mãe circulam nas redes sociais

Em meio à repercussão do caso que chocou Itumbiara,...

Quem é Lucas Pinheiro Braathen, que conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história na manhã deste sábado (14) conquistando...

Novo aciona TCU e acusa Janja de uso da máquina pública em carro alegórico

O partido Novo protocolou representação no Tribunal de Contas da...