Investigado por concessão irregular de registro em psiquiatria, presidente do CREMAM é afastado

Publicado em

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CREMAM), Jorge Akel, foi afastado temporariamente do cargo. O ato foi confirmado pelo próprio conselho regional em nota oficial divulgada nesta terça-feira (27).

Segundo a nota, a decisão de afastar o presidente do cargo foi após denúncia de que Jorge Akel estaria envolvido em uma concessão irregular do registro em psiquiatra sem o solicitante ter realizado residência médica ou ter sido aprovado na prova de titulação para exercer a especialidade. A decisão foi tomada após uma reunião plenária do Conselho realizada na noite da última segunda (26).

“É primordial ressaltar que o CREMAM mantém um compromisso inabalável com a integridade da profissão médica e com a confiança depositada pela sociedade em sua função de órgão fiscalizador. Diante disso em uma reunião Plenária Extraordinária realizada. o dia de ontem (26/02/2024), foi deliberado o afastamento temporário do presidente do CREMAM e da Comissão de Registro de Especialidade Médica do Regional até que os fatos sejam devidamente esclarecidos”, diz a nota.

A denúncia aponta ainda que no dia 12 de janeiro foi questionado ao órgão, o título de especialização de Akel e de outra médica.

Procurado pela reportagem, a assessoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) informou que “não teve considerações sobre casos concretos”. Destacou ainda que a situação específica cabe ao CREMAM esclarecer o andamento das investigações e esclarecimentos 

Até o fim do processo de investigação o Conselho Regional, o médico Amarildo Brito atuará como presidente em exercício. A defesa de Jorge Akel ainda não se pronunciou sobre o caso.

Confira a nota na íntegra:

Nota à sociedade e aos médicos do AmazonasO Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM) considera de suma importância esclarecer e abordar com seriedade e comprometimento a recente denúncia envolvendo a concessão irregular de Registro de Qualificação de Especialista em Psiquiatria ao seu Presidente, em desacordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.É primordial ressaltar que o CREMAM mantem um compromisso inabalável com a ntegridade da profissão médica e com a confiança depositada pela sociedade em sua função de órgão fiscalizador. Diante disso, em uma reunião Plenária Extraordinária realizada no dia de ontem (26/02/2024), foi deliberado o afastamento temporário do Presidente do CREMAM e da Comissão de Registro de Especialidade Médica do Regional até que os fatos sejam devidamente esclarecidos.

Manaus, 27 de Fevereiro de 2024

Amarildo Brito – Presidente em Exercício do CREMAM

Foto: Reprodução/ *A crítica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...

Dobra na orelha: o que fazer se você tem o sinal de Frank e quais os riscos de problema no coração

A presença de uma dobra diagonal no lóbulo da...

Master: PF mira fraude na Rioprevidência e apreende dinheiro jogado de apartamento

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a terceira fase da...

Paes confirma Shakira como atração em Copacabana, em 2026

A cantora Shakira foi confirmada como atração do show gratuito na praia...