A UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais) obteve licença do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) para a obra de implantação do Sistema de Abastecimento de Água na área urbana de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A estrutura integra o Prosai (Programa de Saneamento Integrado). A licença é necessária para instalação do canteiro da obra.
“As obras de urbanismo estão com licenciamento prévio e com os projetos bem avançados para a solicitação da instalação. A UGPE também já apresentou o projeto de esgotamento sanitário e aguarda a análise do IPAAM, a fim de obter a licença de instalação para o início dos trabalhos”, disse o subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior.
Serão construídos quatro Centros de Reservação e Distribuição. Também haverá recuperação da rede de água do município. As ações do Prosai incluem ainda a recuperação de sete poços, a construção de dez poços profundos, uma estação de tratamento de esgoto com capacidade para atender 25% da cidade, além de 34 quilômetros de rede de coleta e 2.423 ligações domiciliares.
O Prosai Parintins terá investimento de U$ 87,5 milhões, incluindo o financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor de US$ 70 milhões e a contrapartida do Estado, de U$ 17,5 milhões.
O Prosai será instalado no entorno da Lagoa da Francesa, que inclui novo mercado, parques urbanos, praças, ciclovias, playground’s, quadras poliesportivas, quiosques para pequenos comerciantes, um Pronto Atendimento ao Cidadão e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense.
Também serão retiradas 832 famílias de área de risco de alagação.
Foto: Tiago Corrêa/UGPE/ *AM Atual