Itamaraty diz que onze brasileiros moradores da Palestina estão presos em Israel e cobra investigação de morte de jovem

Publicado em

O Ministério das Relações Exteriores cobrou celeridade e transparência nas investigações sobre a morte do cidadão brasileiro Walid Khalid Abdalla Ahmad, de 17 anos, na prisão israelense de Megido. Em nota, o Itamaraty informou que existem, atualmente, onze brasileiros que moram na Palestina presos em Israel.

“Onze brasileiros residentes no Estado da Palestina seguem presos em Israel, a maioria dos quais sem terem sido formalmente acusados ou julgados, em clara violação ao Direito Internacional Humanitário”, diz o trecho de uma nota divulgada, nesta terça-feira, pelo Itamaraty .

Residente da Cisjordânia, Ahmad foi detido em 30 de setembro de 2024 na Palestina ocupada, e levado por forças israelenses à prisão de Megido, em território israelense. As circunstâncias e a data exata do óbito ainda não foram esclarecidas.

“Em linha com suas obrigações internacionais, o governo israelense deve conduzir investigação célere e independente acerca das causas do falecimento, bem como dar publicidade às suas conclusões”, destaca o comunicado.

A nota informa que o Escritório de Representação do Brasil em Ramala, no Estado da Palestina, está em contato com a família de Walid Khalid Abdalla Ahmad, “prestando a assistência consular cabível”. No texto, o governo brasileiro se solidariza com os familiares e amigos do brasileiro, “ao tempo em que continuará a exigir do governo de Israel as explicações necessárias acerca da morte do menor”.

Fonte: O Globo/Foto: Michel Filho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...