Jair e Carlos Bolsonaro haviam saído de lancha quando PF chegou à casa da família em Angra dos Reis

Publicado em

Fontes ligadas à Polícia Federal confirmaram  que o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saíram de lancha quando os agentes chegaram à casa da família, em Angra dos Reis (RJ), nesta segunda-feira (29). No sábado (27), o ex chefe do Executivo publicou em uma rede social um vídeo no qual passeia pela praia e é cumprimentado por apoiadores locais. Neste domingo (28), o filho, conhecido como “02”, participou de uma live, que contou com a presença do pai e dos irmãos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

No vídeo, o ex-presidente aparece interagindo com apoiadores na orla, além de mergulhar no mar. Apesar da publicação ter sido feita no domingo, o vídeo traz imagens gravadas no sábado.

Já a live foi transmitida de um local fechado. Na transmissão, Jair Bolsonaro negou ter criado uma “Abin paralela” para espionar os adversários políticos durante a época em que governava o país. 

“Eu não tenho inteligência da Abin, da PF [Polícia Federal], do Exército, da Marinha, da Aeronáutica. Eu não tenho inteligência. Uma vez fui no centro de inteligência do Exército, o pessoal fez uma demonstração, eu falei: ‘E aí? Não chega nada para mim, só fica com vocês aqui'”, disse.

No encontro virtual que durou mais de 2 horas, Bolsonaro reforçou que, durante o governo, a inteligência dele era o contato que mantinha com pessoas comuns.

Entenda a operação

A Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (29) operação para investigar monitoramento ilegal da Abin durante o governo de Jair Bolsonaro. O R7 apurou que um dos alvos da operação é o filho do ex-presidente e vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e também assessores dele. A reportagem apurou que a casa e o gabinete do parlamentar na Câmara Municipal do Rio de Janeiro são alvos das buscas. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Confira os endereços alvos de busca nesta segunda-feira (29)
– Rio de Janeiro (RJ) – 5 mandados;
– Angra dos Reis (RJ) – 1 mandado;
– Brasília (DF) – 1 mandado;
– Formosa (GO) – 1 mandado;
– Salvador (BA) – 1 mandado.

Suposta espionagem na Abin

Em 2023, a PF descobriu indícios do uso de mais ferramentas de espionagem ilegal por servidores da Abin — entre elas um programa de invasão de computadores que permitia acesso a todo o conteúdo privado dos alvos. Os softwares foram encontrados nos equipamentos apreendidos durante as buscas. As informações foram repassadas à RECORD por uma fonte da corporação.

A suspeita é que os investigados usavam “técnicas que só são permitidas mediante prévia autorização judicial”.

Em 20 de outubro do ano passado, a PF revelou que um sistema de geolocalização da Abin para dispositivos móveis, como celulares e tablets, teria sido usado em monitoramentos ilegais por servidores mais de 30 mil vezes em dois anos e meio. Entre os alvos da espionagem irregular estariam ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), jornalistas, políticos e adversários do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na época, a PF também cumpriu 25 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em São Paulo, em Santa Catarina, no Paraná e em Goiás. Os agentes encontraram mais de US$ 171 mil em espécie na casa de um dos suspeitos, em Brasília. Além disso, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento de outros cinco funcionários da Abin.

Na quinta (25), os agentes apreenderam celulares e notebooks no apartamento funcional do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O R7 apurou que um notebook e um celular ainda pertencem à Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ramagem é um dos alvos de uma operação que investiga o suposto uso ilegal de uma ferramenta de espionagem em sistemas do órgão. 

*R7/Foto: EDUARDO BARRETO/CMRJ – 19/10/2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...