Janeiro Branco: TRE-AM enfatiza a importância dos cuidados com a saúde mental

Publicado em

O Brasil sofre com um aumento significativo de casos de ansiedade e depressão desde a pandemia

A campanha Janeiro Branco, realizada anualmente em todo o país desde 2014, tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e, também, combater os estigmas relacionados às doenças psicológicas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil enfrenta um aumento significativo nos índices de doenças mentais, como ansiedade e depressão. A pandemia de COVID-19 agravou essa situação, com um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais.

Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), por meio da Coordenadoria de Assistência Médico Social (Comed) e do Qualidade de Vida ao Servidor Grupo Gestor (QualiVida), promoverá para os servidores no dia 30 de janeiro, às 10h, no Plenário da Corte, uma palestra que abordará o tema “Gerenciando o estresse: Uma abordagem holística para aliviar a ansiedade”.

A coordenadora da Comed, Carmem Lúcia, destaca a relevância do assunto, tendo em vista que as doenças mentais têm se tornado mais frequentes no âmbito profissional. “Esse tema deve ser tratado como prioridade, pois essas patologias ligadas ao distúrbio da mente estão se tornando cada vez mais recorrentes, sendo consideradas pela Organização Mundial de Saúde como a doença do século“, explica.

Além disso, a coordenadora enfatiza a retomada de iniciativas para cuidar da saúde mental dos servidores. “Iremos retornar com o Programa de Saúde Mental no âmbito deste Tribunal, com o intuito de oferecer aos servidores compreensão, acolhimento e uma ajuda especializada, proporcionando assim um bem-estar psicológico a todos os colaboradores”, disse.

A psiquiatra Alessandra Pereira, que irá ministrar a palestra no TRE-AM, salienta que esse tipo de ação no campo do trabalho cria um ambiente mais agradável, refletindo no desempenho dos servidores. “A saúde mental está diretamente relacionada à capacidade de concentração, resolução de problemas e criatividade, melhorando o desempenho no trabalho. Falar sobre isso, cria um ambiente mais acolhedor, onde os colaboradores se sentem confortáveis em discutir suas necessidades emocionais”, finaliza a médica.

Fotos: Júnior Souza/TRE-AM/ *Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Desenrola acumula R$ 48 milhões em calotes nas renegociações

O Desenrola Brasil, programa criado para facilitar a renegociação de...

Copa do Mundo 2026: veja como ficaram os grupos

A Fifa sorteou, na tarde desta sexta-feira (5), os grupos...

Fifa sorteia grupos da Copa do Mundo nesta sexta-feira (5/12)

Às 14h (horário de Brasília), nesta sexta-feira (5/12), acontece...

Dona de funerária foi raptada e é encontrada em estado de choque

A empresária Francisca La Roque, proprietária de uma funerária...