Jiu-Jítsu: 38ª edição do Amazonense da FJJAM reúne mais de 2 mil atletas em Manaus

Publicado em

Mais de 2 mil atletas participaram neste fim de semana, 22 e 23 de março, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus, da 38ª edição do Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu Gi e Nogi. A organização foi da Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM), que exaltou a tradição do evento que mais revela campeões para o cenário nacional e internacional.

“O evento é o mais antigo do jiu-jítsu amazonense e foi um sucesso, com mais de 2 mil atletas inscritos e excelentes combates nos dias de competição. Em nome da FJJAM, agradecemos a participação dos atletas, professores, academias e projetos sociais da capital e interior, e também os municípios e estados vizinhos que disputaram o campeonato”, disse Elvys Damasceno, que presidente da FJJAM.

Além dos combates, o Amazonense foi prestigiado por personalidades da vida pública que abraçam o esporte. Foi o caso do deputado federal Fausto Júnior, que esteve na Arena na manhã de sábado (22). No domingo, estiveram no palco das lutas o vereador Eduardo Assis, o diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte, Joel Silva, e o deputado estadual Mário César Filho.

“O jiu-jítsu tem uma importância muito grande no aspecto social, então a presença dos parlamentares e dos gestores é fundamental para que eles vejam a abrangência do jiu-jítsu no nosso estado. A partir dessa percepção, eles passam a apoiar mais atletas e projetos sociais”, comentou o presidente da FJJAM.

Aventura amazônica
Um exemplo da capilaridade do jiu-jítsu no Amazonas foi a participação da Escola Indígena de Jiu-Jítsu Brasileiro Márcio Almeida, de São Gabriel da Cachoeira. A equipe viajou 36 horas de barco expresso da terra natal até Manaus. Segundo o líder da agremiação, Márcio Almeida, e um dos seus apoiadores, Edivan Lizardo, a aventura valeu a pena e o saldo foi bastante positivo.

“O desempenho da equipe foi muito bom, pois conquistamos 15 medalhas, sendo 9 de ouro, 2 de prata e 4 de bronze. Mostramos a força do jiu-jítsu de São Gabriel da Cachoeira e o talento dos nossos atletas índigenas”, disse o professor Márcio Almeida.

A lenda Victor Hugo
Entre os faixas pretas, um dos campeões de relevo foi o atleta Victor Hugo Nascimento, que é Major da PM e um dos representantes da “old school” do BJJ amazonense. Victor Hugo mantém acesa a chama do jiu-jítsu raiz nas competições estaduais.

Na tarde de domingo (23), o atleta da Equipe 7/CTT teve um desempenho impecável e conquistou três medalhas de ouro no Adulto Preta – na disputa Gi, a categoria super pesado e o absoluto; e na competição Nogi, a categoria super pesado. Cinco vitórias por finalização.

Meninas brilhantes
As meninas também deram um show à parte. Foi o caso de Ramile Oliveira (Escola Melqui Galvão), faixa azul de 18 anos, categoria leve. No sábado (22), ela venceu a competição Nogi (sem quimono) com duas vitórias. No domingo (23), outra medalha de ouro, agora na disputa Gi (com quimono) com três vitórias sem sofrer nenhum ponto. Essa foi o nono título amazonense na carreira da jovem atleta.

“Sei que ainda tenho muito a melhorar e seguir treinando para evoluir cada vez mais. Obrigada a todos que estavam na torcida, aos meus professores que estiveram comigo em cada momento e aos meus patrocinadores pelo apoio”, disse a campeã.

Apoiadores e patrocinadores
O 38º Amazonense da FJJAM contou com os seguintes patrocinadores e apoiadores: Governo do Amazonas (Secretaria de Estado do Desporto e Lazer), Prefeitura de Manaus (Fundação Manaus Esporte), Samel Planos de Saúde, deputado federal Fausto Júnior, deputado estadual Mário César Filho, Magistral/Yara e Jamef Transportes.

Assessoria de Imprensa da FJJAM:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

Fotos: Emanuel Mendes Siqueira e Miguel Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Entenda como será uso de multas para custear CNH gratuita de inscritos no CadÚnico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (27)...

Redes sociais terão que moderar mais: entenda novas regras de responsabilização

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nessa quinta-feira (26)...

Paulinho decide na prorrogação, Palmeiras elimina o Botafogo e avança no Mundial

FILADÉLFIA (EUA) — No único confronto entre equipes do...

Festival de Parintins 2025: Conheça Parintins com o Circuito Passaporte, cultura, fé e tradição em cada parada

Turistas que completam o circuito recebem brinde exclusivo na...