João Fonseca comenta desejo de disputar as Olimpíadas: “Seria uma honra representar o Brasil”

Publicado em

João Fonseca é o brasileiro mais bem colocado no ranking masculino do tênis, ocupando a 24ª posição. Aos 19 anos, arrasta fãs pelo mundo inteiro e já constrói um currículo de respeito, com vitórias em Grand Slams e títulos de nível ATP. Tanto sucesso aumenta os holofotes sobre o brasileiro, que passa a ter mais compromissos dentro e fora das quadras. O planejamento é sempre feito em curto prazo, pensando na próxima competição, mas sobra um espacinho para nutrir o desejo de disputar os Jogos Olímpicos.

– Seria uma honra representar o Brasil nas Olimpíadas, uma oportunidade imensa. Ficar ali ouvindo o hino é emocionante. Estou ansioso para o que vem por aí, mas falta um tempinho ainda (até os Jogos de Los Angeles, em 2028) – disse João, em entrevista coletiva na segunda-feira (24), no Rio de Janeiro.

Até agora, o tenista já teve a oportunidade de representar o Brasil em edições da Copa Davis, mas sempre fora de casa. Em fevereiro de 2026, estará com a equipe verde-amarela no duelo com o Canadá, em solo canadense, pela primeira fase classificatória do torneio de seleções.

Apesar de nunca ter jogado a Davis no Brasil, João recebe o apoio de fãs em todos os torneios que disputa ao longo da temporada, mesmo no exterior. O ápice desse contato com os torcedores ocorre no Rio Open, quando o Jockey Club Brasileiro recebe milhares de “fonsequizados”, que se unem na torcida pelo jovem tenista.

Mas o carinho dos admiradores não se resume apenas aos torneios. Mesmo tão jovem, João já é referência para crianças e adolescentes que sonham com um futuro no tênis.

– Para mim, é uma honra ver as crianças pedindo para tirar foto comigo. Elas falam: “me inspiro em você, quero ser que nem você quando eu crescer”. É absurdo, porque sempre falo que, quatro, cinco anos atrás, era eu pedindo. Isso mudou muito rápido e é simplesmente uma honra. Me deixa cada vez mais motivado a treinar firme e a conquistar mais resultados para o Brasil e para essas crianças também – contou o tenista de 19 anos.

Sob os olhares de torcedores encantados, João voltará às quadras no dia 8 de dezembro, para uma partida de exibição que também terá Carlos Alcaraz. Depois, no fim do mês, o jovem iniciará uma nova temporada. Disputará o ATP 250 de Brisbane, em preparação para o Australian Open, primeiro Grand Slam de 2026.

Veja as datas dos primeiros torneios de João Fonseca em 2026:

  • ATP 250 de Brisbane – de 29 de dezembro a 5 de janeiro
  • ATP 250 de Adelaide – de 6 a 11 de janeiro
  • Australian Open – de 12 de janeiro a 1 de fevereiro
  • Copa Davis – de 6 a 8 de fevereiro
  • ATP 250 de Buenos Aires – de 10 a 16 de fevereiro
  • Rio Open (ATP 500) – de 16 a 22 de fevereiro
  • Masters 1000 de Indian Wells – de 5 a 16 de março
  • Masters 1000 de Miami – de 15 a 29 de março

*Algumas datas ainda estão sujeitas a pequenas alterações.

Fonte: Globo Esporte/Foto: Catharine Moreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bruno Pereira e Dom Phillips podem ganhar memorial no Amazonas

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom...

Gkay comemora aniversário com bolo de 200 kg e brinca: ‘Só um bolinho’ 🎂

Gkay completou 33 anos na última quarta-feira (3) e, claro, não deixou...

Nome no celular e aviso para fugir: o passo a passo de como Bacellar ajudou TH Joias

Investigação aponta que o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa...

‘Bolsonaro de papelão’ é estratégia do PL para presença em campanhas

O PL (Partido Liberal) passou a usar, nas agendas do...