João Fonseca vai jogar o primeiro Grand Slam da carreira. Na madrugada desta quinta-feira, o brasileiro de 18 anos venceu o argentino Thiago Tirante por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1, e furou o qualifying do Australian Open. Outro brasileiro, Thiago Monteiro também superou o quali e avançou para a chave principal do torneio disputado em Melbourne.
Uma das grandes atrações do circuito, João jogou diante de uma quadra lotada de torcedores contra Tirante. O brasileiro voltou a fazer uma partida sólida e dominou a maior parte dos pontos. Ele venceu o primeiro set após uma quebra no décimo game, em 6/4, e aplicou três breaks na segunda parcial para fechar em 6/1.
– Quero agradecer todo mundo pela torcida, pelo apoio e pelo suporte maravilhoso. Torcida hoje na quadra foi sensacional também. Primeira vez na chave principal de um Grand Slam, estou muito animado, passando um pouco pela tensão do qualifying, mas estou vindo de jogos confiantes, resultados muito bons e vamos acreditar cada vez mais, seguir cada vez mais. Vamos com tudo. Nos vemos na chave principal – disse João Fonseca após a classificação.
O brasileiro fecha o qualifying do Australian Open sem perder sets. Invicto na temporada, ele está em uma sequência de 13 vitórias seguidas, oito delas sem ceder um set sequer. O tenista vem dois títulos consecutivos, no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra.
Esta será a primeira participação de João Fonseca na chave principal de um torneio Grand Slam – quatro principais eventos do tênis, que incluem Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.
Atualmente, o brasileiro é o 113º colocado do ranking da ATP, sendo o atleta de 18 anos mais bem ranqueado da lista. No quali do Aberto da Austrália, ele superou Federico Gomez (136º) e Coleman Wong (172º) antes de bater Thiago Tirante (115º).
Thiago Monteiro também avança
Thiago Monteiro também se classificou para o Australian Open. Número 106 do mundo, ele venceu o belga Kimmer Coppejans (361º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, na madrugada desta quinta-feira. Assim como Fonseca, Monteiro superou o quali sem perder sets.
Será a sexta participação de Thiago Monteiro, de 30 anos, na chave principal do Grand Slam australiano. Em todas as outras oportunidades, ele não precisou superar o quali. Seu melhor resultado no torneio foi a segunda rodada, em 2021.
– Jogo hoje muito firme e consistente, muito feliz de passar esse quali. Primeira vez passando o quali do Australian Open, o primeiro objetivo da gira incluído. Feliz com o meu jogo, cada vez mais confiante e aplicando tudo que treinamos na pré-temporada. Saque funcionando bem, o que foi muito positivo. Agora, vou pegar o (Kei) Nishikori, jogo duro, um cara de muita qualidade. Saque duro, mas ao mesmo tempo esses três jogos deram confiança para seguir acreditando e buscando uma boa semana.
Além de João Fonseca e Thiago Monteiro, o Brasil ainda tem mais dois tenistas garantidos no Australian Open. Thiago Wild e Bia Haddad Maia já estavam garantidos diretamente nas chaves principais de Melbourne por conta de seus rankings.
Mais sobre o Australian Open
Disputado desde 1905, o Australian Open já teve diferentes nomes e sedes. O torneio costuma ser o primeiro Grand Slam do ano, abrindo a temporada de tênis. Até hoje, a maior campeã é a australiana Margaret Court, com 11 títulos. Entre os homens, Novak Djokovic lidera a lista, tendo levantado o troféu em 10 oportunidades.