Juiz que furtou imagem sacra em Minas é aposentado compulsoriamente

Publicado em

O juiz João Carlos de Souza Correa foi aposentado compulsoriamente após ser acusado de furtar uma imagem sacra de um antiquário na cidade de Tiradentes (MG), avaliada em R$ 4 mil. A decisão foi tomada por maioria dos votos durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Apesar da aposentadoria compulsória, considerada a pena máxima no âmbito administrativo da magistratura, ele continuará recebendo seus vencimentos e benefícios.

O furto ocorreu em 2014. De acordo com a acusação, o magistrado retirou uma peça religiosa do interior do antiquário, na cidade de Tiradentes (MG), ato que foi registrado por câmeras de segurança. As imagens circularam nas redes sociais e levaram à sua identificação.

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto em 2021, após denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Com a decisão desta semana, o juiz será afastado de suas atividades, mas continuará recebendo aposentadoria integral. Ainda cabe recurso da decisão.

Outro lado

Em nota, o juiz diz que “tem mais de 30 anos de exercício da magistratura e a sua história de vida se ergue como um escudo em face desta acusação”.

“A condenação se amparou em interpretação equivocada dos fatos e das provas apresentadas. Não se trata de decisão definitiva. O magistrado se considera vítima de uma acusação improcedente e injusta e confia que será absolvido em grau de recurso”, diz nota enviada pela defesa do juiz.

O relator do caso, desembargador José Muiños Piñeiro Filho, havia proposto a aplicação de pena de censura, por entender que a punição criminal estava prescrita. Ele se baseou em precedente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No entanto, a proposta foi superada após voto divergente da desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo, que defendeu a aposentadoria compulsória — posição que acabou prevalecendo.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Festival de Parintins 2025: Amazonastur abre chamamento público para a Praça Gastronômica

São 14 vagas disponíveis para estabelecimentos gastronômicos durante a...

Brasil registra quase 250 milhões de pedidos de hambúrguer em 2024, aponta IFOOD

Além das versões tradicionais, mercado aposta em ingredientes regionais...

Congresso internacional reúne pesquisas científicas sobre controle, tecnologia e educação ambiental

Dez trabalhos científicos previamente selecionados nas áreas de inovação,...

‘Caça-comunistas’ e execução de ministros: PF revela grupo de assassinos de aluguel

Durante as investigações do assassinato do advogado Roberto Zampieri — ocorrido...