Início Popular Justiça barra suspensão de cobrança do IPTU 2023 em Manaus

Justiça barra suspensão de cobrança do IPTU 2023 em Manaus

0

A Justiça do Amazonas barrou a suspensão da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023. A decisão, que nega um pedido feito pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), é da juíza Ana Maria Diógenes, da Vara Especializada da Dívida Ativa Municipal.

A ação da DPE-AM foi proposta no final de março. Segundo o órgão, houve um “espantoso aumento” do valor cobrado neste ano na comparação com anos anteriores, o que motivou o pedido feito à justiça.

De acordo com a juíza, a DPE-AM ingressou com uma Ação Civil Pública. No entanto, este tipo de ação judicial não é cabível para assuntos que envolvam tributos, entre outros tópicos.

Segundo a justiça, a DPE-AM apresentou a ação alegando irregularidades no aumento do imposto, como a inobservância da legalidade tributária, de publicidade adequada e a inexistência de cientificação prévia dos contribuintes, citando depoimentos de assistidos e representação de vereador sobre o tema.

Já a Prefeitura de Manaus contestou, destacando que são cerca de 600 mil contribuintes e a ação cita três depoimentos, e refutou as teses da Defensoria, preliminarmente quanto ao uso da ação civil pública para discutir matéria tributária, ressaltando que a relação entre os contribuintes e a Fazenda Municipal é jurídico-tributária, e não se confunde com relação de consumo.

Apesar da decisão, o processo continua correndo e a juíza deu 30 dias para que a Defensoria complemente o processo, conforme o Código de Processo Civil.

*g1 AM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 12 de abril de 2023 by Danielle Loureiro