Laboratório ThinkTed da UEA se destaca no SBGames 2025, encerrado em Salvador

Publicado em

O SBGames 2025 – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital foi encerrado nesta sexta-feira (3/10), em Salvador (BA), com a participação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Escola Superior de Tecnologia por meio do ThinkTed – Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Emergentes, que apresentou projetos de alunos de graduação e pós-graduação em diferentes trilhas do evento.

Considerado o maior encontro científico da América Latina na área de jogos e entretenimento digital, o SBGames reuniu cerca de mil participantes do Brasil e do exterior, no SENAI CIMATEC, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. O simpósio aconteceu em conjunto com o SVR (Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada) e o SIBGRAPI (Gráficos, Padrões e Imagens).

A UEA marcou presença com trabalhos em Educação, Arte e Design e Cultura. Entre os destaques estão jogos voltados ao ensino de programação, estruturas de dados e problemas de otimização; trilhas sonoras criadas com inteligência artificial; além do jogo “Protagonistas em Cartas”, que valoriza a presença de mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Para os estudantes, a experiência representou a oportunidade de estrear no maior evento científico do setor.

“Era a primeira vez que eu tinha contato direto com a escrita de um artigo científico, e achei extremamente difícil no começo. Mas, com o apoio dos orientadores, conseguimos estruturar bem a pesquisa e tivemos resultados incríveis”, destacou Endrenrique Cruz, 19 anos, aluno do 4º período de Licenciatura em Computação.

Já Isabela Amora, 19 anos, também estudante de Licenciatura em Computação, reforçou a importância da dedicação coletiva:

“Foi um projeto demorado, mas isso acabou sendo positivo, porque mostrou que não pulamos etapas. Hoje dá para ver que todo o processo trouxe aprendizado não só sobre o tema, mas também sobre o nosso próprio trabalho.”

O mestrando Fabrizio Honda, integrante do ThinkTed, ressaltou que a participação aproxima a UEA da comunidade científica nacional:

“O laboratório tem o papel de conectar pesquisadores, educadores e desenvolvedores, fortalecendo a área de jogos e fomentando novas pesquisas.”

De acordo com a professora Fernanda Pires, líder do laboratório e orientadora dos artigos, a visibilidade conquistada motiva novos talentos:

“Quando um aluno vê colegas publicando artigos e apresentando em um evento desse porte, ele entende que também pode trilhar esse caminho. As tecnologias desenvolvidas aqui podem ser aplicadas em diversas áreas, não apenas no entretenimento, ampliando o impacto da pesquisa científica.”

Comunicação do laboratório
Erike Ortteip | Jornalista
‪+55 92 98612‑5250‬

*Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bombeiros encontram corpo durante buscas por desaparecidos de naufrágio no Encontro das Águas em Manaus

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) encontrou,...

Paolla Oliveira abre o jogo sobre Diogo Nogueira: “Sou louca por ele”

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira estão ensaiando uma reconciliação? Os dois, que anunciaram...

PCdoB: morre Renato Rabelo, que presidiu o partido de 2001 a 2015

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunicou que morreu neste domingo,...

Arquivos Epstein: lista ‘final’ de famosos inclui Marilyn Monroe, Elvis e Fidel Castro

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, divulgou uma lista...