Início Política Líderes políticos, aliados de Eduardo Braga estão por trás da coordenação da...

Líderes políticos, aliados de Eduardo Braga estão por trás da coordenação da greve dos professores no Amazonas

0

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), apresentou na manhã de quinta-feira (01/6) um balanço das negociações para encerrar a greve dos professores da rede estadual de educação, o chefe executivo falou sobre o envolvimento político na greve dos educadores após o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) ter recusado as propostas do Estado. Inclusive, os líderes a frente das manifestações são de pessoas com ligações com o ex-candidato a Governo do Amazonas Eduardo Braga (MDB).

Wilson afirmou, ainda, sem citar nomes, que alguns líderes da greve são envolvidos em questões político-partidárias e visam, com a paralisação, promover suas imagens na mídia.

Apuramos que a presidente do (Sinteam), Ana Cristina foi candidata a deputada estadual nas eleições de 2022 com coligação com Eduardo Braga, Vanessa Grazziotin. Outro nome é o professor Gabriel Mota, também candidato a deputado estadual, fotografado na mesma coligação em 2022, ao lado de Braga.

O senador Eduardo Braga é adversário político derrotado no segundo turno nas eleições de 2022 pelo governador Wilson Lima e usou suas redes sociais para publicar uma imagem ao lado de representantes do Comando de Greve da rede estadual de ensino.

Outro membro importante do Sinteam é Cleber de Oliveira Ferreira, vice-presidente do sindicato, que também tem ligações políticas relevantes. Ele foi candidato a vereador pelo PC do B em 2020, obtendo uma votação modesta de apenas 475 votos. Além disso, suas articulações com o senador Eduardo Braga (MDB), que possui um histórico mais empresarial, levantam suspeitas sobre os interesses por trás da greve.

A fama de Braga no Amazonas é conhecida, por “tocar o horror” na vida de todos para atender seus objetivos pessoais e políticos. Segundo informações, foram registrados encontros entre o senador Eduardo Braga e Cleber Ferreira no fim do mês passado.

Enquanto isso, a presidente do Sinteam, Ana Cristina se encontrou com deputado federal Sidney Leite (PSD), que espalhou desinformações dizendo que o governo do Estado estaria se negando a ouvir há mais de 4 anos os professores, enquanto, na verdade, abonos recordes foram pagos e um acordo de reajuste estava sendo discutido ao longo das últimas semanas com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Reajuste

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira (01/06), a concessão de reajuste de 8% da data-base dos 33.168 trabalhadores da rede estadual de educação do Amazonas. O valor será pago no final de junho e retroativo a março, mês da data-base da categoria. Com isso, o estado passa a figurar como o nono do Brasil que melhor paga os profissionais de educação, mantendo-se acima da média salarial do país.

*Foto: Reprodução 

*Redação OPP 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 2 de junho de 2023 by Graziela Pinheiro