Linha 9-Esmeralda de trens sofre pane elétrica e tem trecho interrompido

Publicado em

Em um dia em que a maioria das linhas de metrô e trens de São Paulo está parada em razão da greve, a Linha 9-Esmeralda, que é administrada pela iniciativa privada, deixou de funcionar em um trecho que abrange 11 estações devido a uma falha elétrica.

Os trens deixaram de operar entre as estações Morumbi e Osasco, o que corresponde à maior parte da linha.

Às 15h30, parte do problema havia sido solucionado, e o trecho interrompido ia da Estação Morumbi até a Estação Villa-Lobos. 

A pane deverá aumentar o caos no transporte público da capital paulista nas próximas horas, durante a volta para casa do paulistano. Pela manhã, o trânsito ficou acima da média.

Segundo a ViaMobilidade, que opera a linha, ônibus do sistema Paese foram acionados para atender o trecho. Entre as estações Mendes-Vila Natal e Morumbi a operação está normal. A falha ocorreu por volta das 14h.

“Os passageiros estão sendo orientados pelos AAS (agentes de atendimento e segurança) nos trens e estações. Técnicos da ViaMobilidade atuam para apurar as causas da falha e para normalizar a operação”, afirmou a empresa por meio de nota.

A greve realizada por metroviários e funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é contra os processos de privatização dessas empresas. Os trabalhadores protestam contra a possível perda de seus empregos e defendem que haverá uma piora na prestação do serviço caso as linhas sejam concedidas à iniciativa privada. Funcionários da Sabesp também aderiram ao movimento.

Já o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem a privatização como uma de suas bandeiras, afirma que a manifestação tem cunho político, é ilegal e abusiva. “É absolutamente injustificável que um instrumento constitucional de defesa dos trabalhadores seja sequestrado por sindicatos para ataques políticos e ideológicos à atual gestão”, disse.

Deixaram de operar nesta terça, em razão da greve, as linhas 1–Azul, 2–Verde, 3–Vermelha e 15–Prata, do Metrô, e 7–Rubi, 10–Turquesa, 11–Coral 12–Safira e 13–Jade, da CPTM. 

Por outro lado, continuaram funcionando as linhas geridas pela iniciativa privada: 4–Amarela, 5–Lilás, 8–Diamante e 9–Esmeralda, administradas pela ViaQuatro e pela ViaMobilidade.

*R7/FOTO: EDU GARCIA/R7 – 13.04.2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Secretário de GO escreveu carta antes de atirar em filhos e se matar

O secretário de Governo do município de Itumbiara (GO), Thales Machado,...

Caso Master: Toffoli diz que ‘jamais recebeu qualquer valor’ de Daniel Vorcaro

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli afirmou, por...

Morte de tio, roubo e herança: entenda novos acontecimentos ligados a Suzane Richthofen

A empresária Carmen Silvia Gonzalez Magnani prestou depoimento à Polícia...

O que se sabe sobre a nova investigação da morte de Kurt Cobain

Desde 1994, a morte de Kurt Cobain vem sendo tratada como...