Início Política Lula alfineta Bolsonaro e reafirma “otimismo” com economia

Lula alfineta Bolsonaro e reafirma “otimismo” com economia

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em discurso no evento sobre os primeiros 100 dias de governo, que o país está vivendo uma nova fase em sua história e que há motivos para otimismo com a economia. Sem citar o nome do antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula fez críticas à gestão anterior e aos ataques de militantes bolsonaristas às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano, uma semana após sua posse.

“Acho que é importante lembrar que da outra vez eu recebi o governo de um presidente democrata, um companheiro que tinha uma história de luta nesse país pea democracia, pelos direitos humanos”, disse Lula, também sem citar o tucano Fernando Henrique Cardoso. “De 2018 a 2022, sabemos as ofensas que a democracia sofreu”, afirmou o presidente. “De uma tentativa de golpe feita com a maior desfaçatez, por fascistas”, continuou ele.

Sobre a economia, Lula disse que tem motivos para ser otimista e cobrou empenho de seus ministros, dizendo que o governo precisa criar um clima positivo. O presidente também voltou a reclamar da taxa de juros mantida pelo Banco Central e elogiou a equipe econômica pela elaboração do novo arcabouço fiscal.

“Haddad, eu sei que de vez em quando vocês ouvem algumas críticas”, disse, dirigindo-se a seu ministro da Economia, “mas eu tenho porque elogiar você e sua equipe”, completou o presidente, dizendo ainda que acredita na aprovação do texto no Congresso Nacional, momento em que olhou para seus líderes no Congresso, como os senadores Randolfe Rodrigues e Jaques Wagner, que estão no evento.

Os 100 dias

O governo Lula completa seus primeiros 100 dias nesta segunda. Para marcar a data, o presidente convocou uma reunião com todos os seus ministros para a realização de um balanço do que foi feito até aqui e apresentação de planos para os próximos meses.

Até agora, o governo do petista focou principalmente em reconstruir políticas públicas da área social, relançando programas como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Mais Médicos. Sob críticas por um governo com cara de passado, porém, Lula quer apresentar novidades a partir de agora. O foco do esforço, após os brasileiros mais carentes, deverá ser a classe média.

Na terça-feira (11/4), Lula e uma comitiva de ministros e parlamentares embarcam para uma viagem oficial para a China, que estava inicialmente marcada para o mês passado, mas foi adiada porque o presidente foi diagnosticado com uma pneumonia.

*Metrópoles

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 10 de abril de 2023 by Danielle Loureiro