Free Porn
xbporn

Lula e Macron criam Comitê de Armamento, e primeira reunião entre os países vai ocorrer até maio

Publicado em

O Brasil e a França assinaram uma carta de intenções que prevê a criação do Comitê de Armamento, com o objetivo de ampliar a parceria estratégica no segmento de defesa e identificar novos projetos conjuntos de interesse. O documento foi celebrado durante a passagem do presidente Emmanuel Macron em Brasília nesta semana.

O comitê será composto por representantes dos Ministérios da Defesa dos dois países. A copresidência do órgão será ocupada pela Secretaria de Produtos de Defesa do Brasil e pela Direção Internacional de Cooperação e Exportação da Direção-Geral do Armamento da França. Uma reunião entre as partes deve ocorrer até 1º de maio deste ano, segundo apurou a reportagem do R7.

“Daremos mais um passo nessa profícua relação. O comitê irá proporcionar a continuidade dos avanços da cooperação bilateral e o intercâmbio de informações na área da política industrial de defesa, buscando a identificação de possíveis sinergias dos projetos conjuntos”, afirmou o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Rui Chagas Mesquita sobre o grupo.

A visita oficial de três dias de Macron ao Brasil terminou com a assinatura de 23 atos, sendo um dos eixos a cooperação na área de defesa e cooperação em armamento. Os países “decidiram estender sua parceria estratégica e privilegiada na área da defesa numa perspectiva de longo prazo, fundada na cooperação industrial, na transferência de tecnologia, na formação e na aprendizagem”.

“Felicitam-se da parceria estratégica Prosub na área dos submarinos, que se baseia numa cooperação de longo prazo e que atingiu marcos importantes. Os dois países acordam manter em alto nível a cooperação voltada à conclusão da construção dos submarinos convencionais e do desenvolvimento da parte não-nuclear do projeto de submarino a propulsão nuclear brasileiro”, diz outro trecho do documento assinado por Macron e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O Brasil e a França reforçarão sua cooperação em cibersegurança por meio de esforços comuns visando a promover um ciberespaço livre, aberto, seguro, estável, acessível e pacífico. Os dois países continuarão a troca de pontos de vista sobre o comportamento responsável dos Estados e a aplicação das normas internacionais no ciberespaço, inclusive através da instauração de processo de diálogo institucional regular das Nações Unidas para a cibersegurança”, acrescenta.

Parceria

No setor de defesa, Brasil e França já desenvolveram diversos projetos, como a construção de helicópteros e satélites. Na última quarta-feira (27), a Marinha do Brasil lançou ao mar o terceiro submarino de propulsão diesel-elétrica do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que faz parte da parceria entre os dois países firmada em 2008.

O submarino tem 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas. O procedimento de submersão é rápido e leva cerca de 30 minutos. O equipamento pode ficar em operação por até 70 dias e foi construído para superar a profundidade de 250 metros. O gesto de batismo foi feito pela primeira-dama, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja.

*R7/fOTO: RICARDO STUCKERT/PR – 28.03.2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Multidão invade delegacia e lincha suspeito de estuprar e matar criança de 1 ano no Amazonas

Uma multidão invadiu a delegacia de Jutaí, no interior...

“Manausmed chegou ao fundo do poço”, denuncia vereador Rodrigo Guedes

Defensor dos direitos dos servidores estatutários da Prefeitura de...

Comediante cega denuncia importunação sexual durante show de stand-up em SP: ‘Vamos expor, eles são nojentos’

A Polícia Civil investiga uma denúncia de importunação sexual...

Israel bombardeia Beirute no maior ataque ao Líbano desde o início da guerra, e 8 morrem; Hezbollah lança 150 foguetes

O Exército de Israel bombardeou Beirute nesta sexta-feira (20), no maior ataque...