Maior número de bebês nascidos no AM é de mães entre 20 a 24 anos

Publicado em

MANAUS – Em 2022, os 19.095 nascimentos de bebês foram de mulheres na faixa dos 20 a 24 anos. Na faixa etária de 25 a 29 anos houve 15.766 nascimentos vivos, e na de 30 a 34 anos, 10.654 mães deram à luz no estado.

Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio). O levantamento mostra que a faixa etária com a menor quantidade de nascimentos foi a das mulheres com 50 anos ou mais, com apenas 20 registros naquele ano.

Essa tendência foi observada também em Manaus, com o mesmo padrão de faixas etárias. Na capital, as mães entre 20 e 24 anos também lideraram o ranking com 8.964 nascidos vivos. As faixas etárias subsequentes, de 25 a 29 anos e de 30 a 34 anos, também apresentaram números significativos com 8.543 e 6.064 nascimentos, respectivamente. Na faixa etária das mulheres com 50 anos ou mais, foram registrados apenas 3 nascimentos.

O IBGE avalia que a alta incidência de nascimentos entre mães jovens mostra dificuldade de acesso a métodos de contracepção, educação sexual. Também implica em efeitos de fatores socioeconômicos como baixa renda. Compreender essas dinâmicas é essencial para orientar políticas e programas que promovam o bem-estar materno e infantil no Amazonas, diz o instituto.

Segundo analistas do IBGE, investimentos em educação sexual, acesso a métodos contraceptivos e fortalecimento dos serviços de saúde materno-infantil são fundamentais para garantir que todas as mães, independentemente da idade, recebam o suporte necessário para uma gravidez saudável e segura.

Essa realidade também expõe uma fragilidade demográfica e desafios para a saúde pública no Amazonas. “Ao compreender esses padrões, podemos trabalhar para desenvolver políticas e programas mais eficazes que atendam às necessidades das mães e de suas famílias, promovendo assim um futuro mais saudável e sustentável para todos no estado”, afirma o IBGE.

Janeiro ‘turbinado’

Os dados do IBGE também mostrou que janeiro foi o mês com mais nascimentos de bebês no Amazona desde o início da série histórica, em 2015. Em 2022, o estado registrou 67,714 nascimentos, destes 6.360 foi em janeiro. Dezembro foi o mês com menor número, 5.749 nascimentos.

Manaus segue o mesmo padrão dos outros municípios do estado. Mas o mês com menor registro de nascimentos foi fevereiro, com 2.603. Em janeiro, 2.971 crianças nasceram em Manaus.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Marcello Casal/ABr

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...