Fiéis católicos marcaram presença na festa de Pentecostes, que acontece neste domingo (28), no Sambódromo de Manaus. Com o tema ‘Espírito Santo, ajuda-nos a repartir’, o evento iniciou as 15h com a acolhida por meio de músicas e reflexões a respeito da campanha da fraternidade deste ano. A missa solene, presidida pelo arcebispo Cardeal Leonardo Steiner, iniciou às 17h. Mais de 50 mil pessoas participaram da solenidade.
No início da missa o Cardeal agradeceu a presença de todos os fiéis e durante a celebração falou sobre a importância do tema deste ano, sobre partilha. Os fiéis lotaram a pista do sambódromo, bem como as arquibancadas do local, celebrando com muita fé uma das mais importantes manifestações da igreja católica.
Acompanhada do esposo e do filho, de 8 anos, a aposentada Lúcia Nascimento, 56, comparece a festa de Pentecostes todos os anos. Eles fazem parte da comunidade católica Hallel, na qual ela define como “uma comunidade de fé e que nos leva a Deus”.“Estou aqui com a minha família e toda a comunidade Hallel, e eu sou muito feliz porque o Espírito Santo que formou a igreja e a partir do Espírito Santo que nós podemos louvar e agradecer ao senhor por tanta misericórdia, tanto amor que ele tem por nós”, disse.
Presença jovem
A coordenadora da pastoral da juventude do setor 9, área missionária São Paulo Apóstolo, Willyane Gama, 22, participa da celebração com outros 20 jovens.“Todo ano a gente participa e procuramos trazer muitos jovens, porque eu acho importante a participação dos jovens nesse momento da vinda do Espírito Santo sobre a gente. E é muito interessante também mostrar o quão unida é a igreja católica nesse momento, que é único pra todos nós. Eu participo todo ano e sempre procuro trazer os jovens das comunidades”, declarou.
Doações
Neste ano, os fiéis foram convidados a doar 1kg de alimento, arrecadados pelas Cáritas de Manaus. Esses alimentos serão distribuídos aos que se encontram em vulnerabilidades social, em situação de fome.
Foto: Márcio Silva / A Crítica
*A crítica


