Manaus integra estudo da Fiocruz sobre injeção contra HIV no SUS

Publicado em

Manaus foi escolhida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como uma das sete cidades do país que vão participar de um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação de injeção semestral de prevenção ao HIV ao Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada pela Fiocruz nesta sexta-feira (16). O fármaco utilizado será o lenacapavir, da farmacêutica Gilead Sciences.

Além da de Manaus, o estudo também será realizado ainda em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Salvador, Florianópolis, Campinas (SP) e Nova Iguaçu (RJ).

O uso do lenacapavir como profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV-1 foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira (12). O medicamento tem alta eficácia e deve ser aplicado por via subcutânea a cada seis meses.

Segundo a Anvisa, o lenacapavir pode ser usado por adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilogramas, que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste com resultado negativo para HIV-1.

A Fiocruz informou que as doses já foram disponibilizadas pela Gilead Sciences. O início das aplicações, no entanto, depende da chegada ao Brasil de agulhas específicas ao país.

Casos em Manaus

 

Do total de 1.298 casos novos de HIV em adultos registrados este ano em Manaus, 867 foram notificados entre pessoas com idade de 20 a 39 anos, com 75,4% dos casos entre a população masculina. Também houve a notificação de 445 casos novos de Aids e 183 óbitos pela doença.

Em 2024, Manaus registrou 1.756 casos novos de HIV em adultos, 546 casos novos de Aids e 244 óbitos.

*g1/Am/Foto:  Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

‘Estou arrependido’, diz síndico que matou corretora mineira em GO

O síndico suspeito de matar a corretora mineira Daiane...

Master: BC não identificou Pix, TED nem boletos da Tirreno referentes a operações de crédito

O Banco Central não identificou movimentação financeira da Tirreno...

Moraes nega pedido de suspeição de Toffoli em caso Eike Batista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do...

Jogo de investigação criminal vira febre e rende R$ 100 mil por mês a casal

Você já se pegou tentando adivinhar quem é o...