Manaus oferta vacina contra Covid em 74 pontos nesta semana

Publicado em

Manaus vai ofertar a vacina contra a Covid-19 em 74 pontos, nesta semana, entre esta segunda-feira(12) e a sexta (16). Confira os endereços.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacina contra a Covid-19 está disponível para adultos, idosos, adolescentes, crianças e bebês a partir de 6 meses de idade, de acordo comas doses e intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Nove das 74 unidades de saúde que ofertam a vacinação contra a Covid-19 funcionam em horário ampliado, das 8h às 20h, com pelo menos uma unidade em cada zona distrital de saúde, de modo a facilitar o acesso à imunização para quem exerce atividades no horário comercial.

Os demais estabelecimentos da rede municipal oferecem o serviço no horário regular, das 8h às 17h.

Públicos

Todos os 74 pontos de vacinação em funcionamento na rede municipal de saúde são referência para a população a partir de 12 anos de idade. Já crianças e bebês são atendidos em unidades específicas, das quais 14 são dedicadas à imunização de bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 voltadas à aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos

Os usuários podem verificar os endereços das unidades de saúde, assim como horário de funcionamento, públicos atendidos e vacinas disponíveis, no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e no link bit.ly/localvacinacovid19, que é atualizado semanalmente.

Doses

Ao buscar uma unidade de saúde para atualizar o esquema vacinal, os usuários devem apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina. Menores de 12 anos devem ser acompanhados pelos pais ou responsável para receber a vacina.

Os usuários podem consultar a situação vacinal e conferir quais doses devem receber, por meio da plataforma on-line Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br).

Vacinas

Dentre as vacinas disponíveis na rede municipal de saúde, a bivalente está liberada para todas as pessoas a partir de 18 anos que tenham recebido a 2ª dose do esquema primário, ou qualquer dose de reforço, há pelo menos quatro meses.

Pessoas com 12 anos ou mais que fazem parte dos grupos prioritários também podem receber a vacina bivalente, observado o intervalo de quatro meses da 2ª dose ou de dose de reforço. São eles: imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente, e pessoas vivendo em instituições de longa permanência.

A vacina bivalente começou a ser aplicada nas unidades de saúde da rede municipal em 15 de fevereiro, inicialmente apenas para idosos com 60 anos ou mais e pessoas a partir de 12 anos integrantes de grupos prioritários. O imunizante protege contra as cepas originais do coronavírus e subvariantes da Ômicron, prevenindo a evolução de desfechos graves da doença, como hospitalização e óbitos.

*g1 / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...

Bradesco decide acabar com home office para 900 funcionários em 2026

O Bradesco, um dos maiores bancos do país, decidiu encerrar...

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...