Manifestantes fazem atos em todo país contra o Congresso neste domingo

Publicado em

Manifestantes de Norte a Sul do país vão às ruas neste domingo (14/12) para protestar contra o Congresso Nacional após a aprovação do chamado Projeto de Lei da Dosimetria. Os atos ocorrem em diversas cidades pelo Brasil.

Os grupos que articulam as manifestações afirmam que a ida às ruas é uma resposta direta ao avanço do projeto que reduz as penas para os presos pelos atos do 8 de Janeiro. O texto também pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

Além da crítica ao Congresso, os protestos incluem pautas como o fim da escala de trabalho 6×1 e ações de combate ao feminicídio.

PL da Dosimetria

A proposta aprovada pela Câmara na última quarta-feira (10/12), alvo de protestos pelo país, prevê mudanças nos tipos de crimes aceitos para progressão de pena – mecanismo que permite ao preso com bom comportamento migrar do regime fechado para o semiaberto ou aberto. Pelo texto, esse benefício passa a valer após o cumprimento de um sexto da pena, e não mais de um quarto. A regra não vale para condenados por crimes hediondos ou reincidentes.

O projeto também muda parâmetros para crimes contra o Estado Democrático de Direito, como tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Se o texto da dosimetria seguir à risca o entendimento do relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro cairia de 27 anos e 3 meses para 20 anos e 8 meses, passando a cumprir apenas 2 anos e 4 meses em regime fechado, considerando a remição de pena pelo período detido de forma domiciliar.

O PL da Dosimetria agora seguirá para análise no Senado Federal. A base governista articula estratégias para impedir que o texto avance como foi aprovado na Câmara. A votação no plenário está prevista para quarta-feira (17/12).

Fonte: Metrópoles/Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após consumo de peixe, três casos de doença de Haff são confirmados em Itacoatiara

Três casos de doença de Haff foram confirmados em Itacoatiara, no interior...

Daniel Rocha, fundador da rede Açaí no Grau, morre aos 43 anos

O empresário piauiense Daniel Rocha, 43 anos, fundador e CEO...

Episódio especial deste sábado com o Pastor Marco Feliciano- Arena Podcast #44

O pastor Marco Feliciano é uma figura bastante conhecida...

Estado de São Paulo bate recorde histórico de feminicídios em 2025

O estado de São Paulo bateu recorde no registro de feminicídios...