Marinha do Brasil realiza mais de 1.500 abordagens em embarcações na Amazônia Ocidental em apenas 38 dias

Publicado em

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), sob o comando do 9º Distrito Naval, conduziu uma intensa operação de fiscalização, abordando 1.624 embarcações em apenas 38 dias, conforme parte da Operação “Verão” 2023-2024. Esta operação é um esforço coordenado pela Marinha do Brasil para garantir a segurança e conformidade das embarcações nos estados do Acre, Amazonas e Roraima, com foco especial durante o período de festividades e férias que vai de dezembro a fevereiro.

Durante as fiscalizações, que ocorreram entre 15 de dezembro e 19 de janeiro, foram notificadas 108 embarcações por irregularidades e outras 27 foram apreendidas por descumprimento grave das normas de segurança da navegação. O Capitão de Mar e Guerra André Lysâneas Teixeira Carvalhaes, Capitão dos Portos da CFAOC, destacou a importância de equilibrar diversão e segurança nas atividades aquáticas, especialmente em áreas de intensa atividade recreativa como a Área de Proteção Ambiental Tarumã-Ponta Negra, Praia do Tupé e Praia da Lua, próximas a Manaus.

“É um período de férias, de diversão, mas é importante que essas atividades de lazer sejam feitas de forma responsável, com motos aquáticas respeitando as áreas de banhistas e atividades de recreio cumprindo as normas de segurança, já que diversão e segurança devem andar juntas”, ressaltou o Capitão dos Portos da CFAOC, Capitão de Mar e Guerra André Lysâneas Teixeira Carvalhaes.

A Operação “Verão” tem como objetivo intensificar a fiscalização em embarcações de transporte de passageiros, turismo náutico e de travessia. Durante as inspeções, são verificados itens como segurança, habilitação dos condutores, documentação, equipamentos de salvatagem e condições de navegabilidade. O Capitão Carvalhaes ressaltou a redução significativa de acidentes devido ao trabalho da Capitania e da Marinha do Brasil, enfatizando a importância da conscientização e da fiscalização.

“Apesar de, nesse período, as atividades aumentarem muito, o número de acidentes tem reduzido de forma significativa. Devemos isso à Capitania e à MB, que têm buscado reduzir o risco de acidentes, por meio de ações, principalmente, de conscientização, mas também de fiscalização e apreensões”, enalteceu o Capitão de Mar e Guerra Carvalhaes.

Além disso, a Marinha do Brasil promove a segurança da navegação através do aplicativo NAVSEG, lançado em setembro de 2023. Este aplicativo permite que os navegantes compartilhem sua localização em tempo real, facilitando ações de socorro e salvamento.

A Marinha também incentiva a participação da sociedade na promoção da segurança na navegação, recebendo denúncias de irregularidades através de diversos canais de comunicação. O serviço de Busca e Salvamento (Salvamar) da Marinha está preparado para atender emergências marítimas ou fluviais, disponível 24 horas por dia, por meio do telefone 185 e do canal 16 das estações rádio VHF.

Fonte: Agência Marinha de Notícias / Foto: / Reprodução MB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Câmara corre para regulamentar tributária: veja como afetará seu bolso

A Câmara dos Deputados quer concluir, antes do recesso legislativo –...

Painel Amazônia mostra distorção na segurança pública no Amazonas

A taxa de mortes violentas na Amazônia Legal, que...

O que (e como) o BC pode fazer para derrubar o dólar?

O dólar tomou novo fôlego nesta terça-feira (2) e...

Prefeitura de Manaus ganha liberação para realizar empréstimo de R$ 580 milhões

O pedido de empréstimo no valor de R$ 580...
%d blogueiros gostam disto: