Marinha do Brasil realiza mais de 1.500 abordagens em embarcações na Amazônia Ocidental em apenas 38 dias

Publicado em

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), sob o comando do 9º Distrito Naval, conduziu uma intensa operação de fiscalização, abordando 1.624 embarcações em apenas 38 dias, conforme parte da Operação “Verão” 2023-2024. Esta operação é um esforço coordenado pela Marinha do Brasil para garantir a segurança e conformidade das embarcações nos estados do Acre, Amazonas e Roraima, com foco especial durante o período de festividades e férias que vai de dezembro a fevereiro.

Durante as fiscalizações, que ocorreram entre 15 de dezembro e 19 de janeiro, foram notificadas 108 embarcações por irregularidades e outras 27 foram apreendidas por descumprimento grave das normas de segurança da navegação. O Capitão de Mar e Guerra André Lysâneas Teixeira Carvalhaes, Capitão dos Portos da CFAOC, destacou a importância de equilibrar diversão e segurança nas atividades aquáticas, especialmente em áreas de intensa atividade recreativa como a Área de Proteção Ambiental Tarumã-Ponta Negra, Praia do Tupé e Praia da Lua, próximas a Manaus.

“É um período de férias, de diversão, mas é importante que essas atividades de lazer sejam feitas de forma responsável, com motos aquáticas respeitando as áreas de banhistas e atividades de recreio cumprindo as normas de segurança, já que diversão e segurança devem andar juntas”, ressaltou o Capitão dos Portos da CFAOC, Capitão de Mar e Guerra André Lysâneas Teixeira Carvalhaes.

A Operação “Verão” tem como objetivo intensificar a fiscalização em embarcações de transporte de passageiros, turismo náutico e de travessia. Durante as inspeções, são verificados itens como segurança, habilitação dos condutores, documentação, equipamentos de salvatagem e condições de navegabilidade. O Capitão Carvalhaes ressaltou a redução significativa de acidentes devido ao trabalho da Capitania e da Marinha do Brasil, enfatizando a importância da conscientização e da fiscalização.

“Apesar de, nesse período, as atividades aumentarem muito, o número de acidentes tem reduzido de forma significativa. Devemos isso à Capitania e à MB, que têm buscado reduzir o risco de acidentes, por meio de ações, principalmente, de conscientização, mas também de fiscalização e apreensões”, enalteceu o Capitão de Mar e Guerra Carvalhaes.

Além disso, a Marinha do Brasil promove a segurança da navegação através do aplicativo NAVSEG, lançado em setembro de 2023. Este aplicativo permite que os navegantes compartilhem sua localização em tempo real, facilitando ações de socorro e salvamento.

A Marinha também incentiva a participação da sociedade na promoção da segurança na navegação, recebendo denúncias de irregularidades através de diversos canais de comunicação. O serviço de Busca e Salvamento (Salvamar) da Marinha está preparado para atender emergências marítimas ou fluviais, disponível 24 horas por dia, por meio do telefone 185 e do canal 16 das estações rádio VHF.

Fonte: Agência Marinha de Notícias / Foto: / Reprodução MB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Justiça da Itália avalia extradição de Zambelli nesta quarta (11/2)

A Justiça da Itália avalia nesta quarta-feira (11/2) o...

Frente fria avança no Sul e provoca tempo instável no país; confira

De acordo com a Climatempo, a quarta-feira (11/2) será...

Canadá: o que se sabe sobre o tiroteio que deixou 10 mortos em escola

Uma chacina chocou o Canadá na terça-feira (10/2), quando 10 pessoas morreram...

Deputada propõe conceder título de cidadão brasileiro a Bad Bunny

A deputada federal Professora Luciene (Psol-SP) apresentou um projeto de...