Master: Fachin antecipa volta a Brasília para gerenciar crise no STF

Publicado em

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, antecipou o retorno a Brasília, na noite de segunda-feira (19/1), para tratar dos desgastes que o caso do Banco Master tem causado à Corte.

Fachin estava de férias, assim como outros ministros, neste janeiro. Ele havia conversado com integrantes do tribunal, mesmo distante de Brasília, mas optou por retornar à capital federal para gerenciar o momento de crise, com o caso Master em evidência.

O ministro alinhou agenda e seguirá, nesta terça-feira (20/1), para o Maranhão, onde conversará pessoalmente com o ministro Flávio Dino.

Fachin, segundo interlocutores, também conversou com o ministro Dias Toffoli, relator do caso Master na Corte. Os outros ministros com quem ele conversou foram: Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Nunes Marques, Cristiano Zanin, André Mendonça e Cármen Lúcia.

Presidente da Corte, Fachin atuou durante o recesso do Judiciário e entrou em férias após passar a presidência interina a Moraes, atual vice-presidente. Ambos atuaram em regime de revezamento nos casos urgentes que chegaram ao tribunal.

Os trabalhos do Judiciário retomam em 2 de fevereiro.

Master

O retorno de Fachin ocorre em um momento em que uma ala da política de Brasília defende que Toffoli deixe a relatoria do caso Master no STF.

Toffoli tem sido alvo de reclamações de delegados da Polícia Federal (PF), especialmente após a deflagração da segunda fase da Operação Compliance Zero, quando determinou que as provas obtidas na operação ficassem sob a guarda da Procuradoria-Geral da República (PGR), e não da autoridade policial.

Por decisão de Toffoli, quatro peritos da PF poderão acompanhar a extração de dados e a perícia das provas. Delegados, entretanto, avaliam que essa atribuição deveria caber ao setor responsável dentro da própria corporação, e não ao ministro. Um dos peritos indicados atuou no caso Lava Jato, e as investigações foram prorrogadas por mais 60 dias.

Fonte: Metrópoles/Foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Estado de São Paulo bate recorde histórico de feminicídios em 2025

O estado de São Paulo bateu recorde no registro de feminicídios...

‘Estou arrependido’, diz síndico que matou corretora mineira em GO

O síndico suspeito de matar a corretora mineira Daiane...

Master: BC não identificou Pix, TED nem boletos da Tirreno referentes a operações de crédito

O Banco Central não identificou movimentação financeira da Tirreno...

Moraes nega pedido de suspeição de Toffoli em caso Eike Batista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do...