O Ministério da Defesa (MD), por intermédio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), está levando internet à Terra Yanomami, em Roraima. O Centro providenciou quatro antenas VSAT (Very Small Aperture Terminal) transportáveis, com conexão de 20Mbps, que possibilitam a comunicação e a otimização do trabalho das equipes que atuam na Reserva Indígena Yanomami. Das quatro antenas, duas atendem a Polícia Federal (PF) e as outras duas a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Antenas – Com maior capacidade de recepção e transmissão, as antenas de comunicação via satélite (VSAT), versão T3SAT possuem tamanho reduzido, facilitando o transporte e logística para locais de difícil acesso. O equipamento, cuja ativação teve início em 2 de fevereiro e prossegue até o dia 3 de abril, atende comunidades e órgãos que necessitam de conexão à internet em locais isolados e é utilizado em operações de combate a crimes ambientais na Amazônia, como o garimpo ilegal.
O Censipam também está presente nas ações da força-tarefa criada pelo Governo Federal, desde o início deste mês, para atender os Yanomami. por meio do trabalho de agentes especializados em geointeligência, da produção de relatórios e mapas temáticos e da disponibilização de imagens de satélite e dados vetoriais.
Censipam – Ligado à estrutura administrativa do Ministério da Defesa (MD), o Censipam atua na proteção, integração e no desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e da Amazônia Azul. O Centro, que possui sedes em Brasília, Belém, Porto Velho e Manaus, dispõe de moderna infraestrutura tecnológica e apoia instituições governamentais.
Por meio do Censipam são promovidas ações conjuntas de órgãos que atuam com políticas socioambientais na Amazônia, como Forças Armadas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes (ICMBio), secretarias de Meio Ambiente, Polícias Federal, Estaduais e Defesa Civil, entre outros.
*Defesa em foco