Ministério da Saúde é cobrado sobre campanha de divulgação da Carteira de Identificação da Pessoa com autismo

Publicado em

BRASÍLIA – Para ampliar o conhecimento da sociedade sobre os direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado federal Capitão Alberto Neto, apresentou Indicação n.1255/23 para a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, pedindo que seja realizada campanha nacional de divulgação da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA).

A Carteira de Identificação – CIPTEA é um direito previsto pela Lei Romeo Mion sancionada em 2020 (n.13.977/2020), com a finalidade de facilitar a identificação e otimizar o acesso de autistas nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, garantindo a atenção integral, prioridade e o pronto atendimento.

“A Campanha é fundamental para que as pessoas com TEA possam usufruir de benefícios públicos e privados, além de ser uma forma de reconhecimento e inclusão na sociedade. Com a carteira é possível identificar pessoas que podem não estar se comunicando ou se comportando da maneira considerada “típica” e ajudar a evitar mal-entendidos e discriminação”, declarou.

O deputado esclareceu que o uso da carteira de identificação também contribui para aumentar a conscientização pública sobre o TEA, pois permite uma compreensão mais ampla e empática da condição. Além disso, promove a inclusão, no acesso a serviços e no reconhecimento dos direitos das pessoas com autismo, o que contribui para uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades dessas pessoas.

“Ainda são poucas as pessoas que possuem conhecimento da Carteira de Identificação e sabem como emiti-la. É preciso que o Governo Federal ajude os estados e municípios numa campanha nacional de divulgação da Lei e da Carteira, para que mais pessoas saibam da existência do direito e procurem como emitir a identificação”, afirmou Capitão Alberto Neto.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...