Ministro de Lula acusa Ibama de “atrasar o crescimento do país”

Publicado em

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, questionou, nesta terça-feira (18/3), quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e as secretarias estaduais vão “parar de atrasar o crescimento do país”.

A declaração de Silveira foi dada durante a abertura da 8ª Conferência Nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) na matriz energética nacional.

No discurso, o titular de Minas e Energia lembrou que o Brasil tem “muitos projetos parados” devido ao atraso no licenciamento ambiental. “Obras prontas para serem iniciadas, investimentos prontos para gerarem empregos e novos negócios”, disse.

“Eu quero saber quando o Ibama e algumas secretarias estaduais vão parar de atrasar o crescimento do país?”, declarou ele. “Claro que sempre devemos agir com cuidado, sem prejudicar o meio ambiente e a nossa linda terra. Mas porque tanta demora nas aprovações?”, indagou Silveira na abertura do evento.

Segundo ele, o setor elétrico quer crescer e o país, avançar: “Nada de lenga-lenga, nada de fake news”.

Silveira quer agilizar reunião com Ibama

No dia anterior, Silveira alfinetou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, por ainda não ter sido atendido em um pedido de reunião. Essa reclamação pode ser lida como uma tentativa de destravar a licença de exploração de petróleo na Margem Equatorial.

“Eu já pedi duas vezes [a reunião], já reiterei e inusitadamente eu estou aguardando, mas com muita paciência, muita humildade, porque eu tenho certeza de que o presidente Agostinho não vai se furtar a servir o Brasil e vai conceder a licença para que, soberanamente, o Brasil possa decidir sobre a exploração de seus potenciais de forma adequada e sustentável”, disse Silveira a jornalistas.

Fonte: Metrópoles/Foto: Igo Estrela/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...