Moradores do São Lázaro contabilizam prejuízos após temporal que alagou mais de 50 casas

Publicado em

Mais de 50 casas ficaram alagadas nesta segunda-feira (30), em becos da rua Magalhães Barata, no bairro São Lázaro, Zona Sul de Manaus. Moradores da região fizeram uma manifestação na localidade, queimaram colchões na via, porém foram contidos por policiais militares da 7ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

O autônomo Adglaiton Maia, 45, relatou que mesmo com uma contenção improvisada a força do igarapé da localidade “arrebentou” tudo e deixou a casa do filho dele toda alagada.

Adglailton Maia esteve na casa do filho, que foi tomada pela água da chuva. Ele relata que teve que usar um balde para retirar parte da lama (Foto: Paulo Bindá)

“Da última vez que aconteceu isso, só furaram um buraco por aqui para sair a água. Dessa vez estamos tirando a água com um balde”, relatou Maia.

Segundo a dona de casa, Ana Maria, 50, dessa vez a forte chuva deixou os colchões e a geladeira da residência dela alagados.

“Não temos para onde ir. Não sabemos mais o que fazer, fizemos uma manifestação, mas a polícia conteve a barricada aqui na rua”, explicou a mulher. 

O morador da região, Wangerney Souza Maia, 50, explicou que não tem mais nada em casa devido as constantes alagações na residência. “Está difícil essa situação, pois todas as vezes quebra alguma coisa. Nossa casa está toda acabada e alagou tudo novamente”, disse. 

A Defesa Civil de Manaus informou, por meio da assessoria de imprensa, que não foi notificada sobre o acidente nas residências.

Prédio em risco

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) informou que, por meio da Central 199 recebeu, na manhã de segunda, uma ocorrência no bairro Educandos, em que um prédio de cinco pavimentos estaria em risco de desabar.

A equipe técnica de engenharia da Defesa Civil foi até o local e atestou que o imóvel apresenta riscos reais e por isso foi interditado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Defesa Civil do município, acionando também a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), uma vez que o imóvel impacta outros dois ao lado, para verificar se as famílias têm perfil para serem inseridas no programa Auxílio Aluguel.

*A crítica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Justiça da Itália avalia extradição de Zambelli nesta quarta (11/2)

A Justiça da Itália avalia nesta quarta-feira (11/2) o...

Frente fria avança no Sul e provoca tempo instável no país; confira

De acordo com a Climatempo, a quarta-feira (11/2) será...

Canadá: o que se sabe sobre o tiroteio que deixou 10 mortos em escola

Uma chacina chocou o Canadá na terça-feira (10/2), quando 10 pessoas morreram...

Deputada propõe conceder título de cidadão brasileiro a Bad Bunny

A deputada federal Professora Luciene (Psol-SP) apresentou um projeto de...