Motoristas de ônibus de São Paulo marcam greve para esta sexta; sindicato nega

Publicado em

Motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo anunciaram que farão uma paralisação nesta sexta-feira (1º). Eles protestam contra a suspensão do resultado das eleições do Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), que ocorreu na semana passada. A decisão foi emitida pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) após um pedido da Chapa 1.

Já o Sindmotoristas afirmou nesta quinta-feira (30) que não convocou a greve e que a eventual paralisação é “ilegal”.

A nota que nega a paralisação é assinada pelo presidente Valdevan Noventa, que classificou a eleição ocorrida de “viciada” e “fraudulenta”. Valdevan, que foi derrotado nas eleições, afirmou que a paralisação é uma “exploração política” de uma chapa que busca “obter vantagens indevidas, explorando a boa-fé da categoria profissional”.

O mandato da gestão de José Valdevan termina nesta quinta-feira (30), no entanto, a Chapa 4 — vencedora do pleito — está impedida pela Justiça de tomar posse nesta sexta, após uma ação movida pelas outras três chapas envolvidas no processo eleitoral. A atual gestão afirma que o mandato foi prorrogado com base no artigo 92 do Estatuto Social.

Os apoiadores da Chapa 4 alegam que a decisão do TRT fere o direito de autodeterminação do movimento sindical. Pela liminar, caso seja descumprida a decisão, os integrantes da Chapa 4, incluindo seu candidato a presidente, Edivaldo Santiago, serão multados em R$ 50 mil reais.

Greve

Sendo realizada a greve, será a segunda paralisação dos ônibus municipais de São Paulo em menos de duas semanas. No dia 21, nove terminais foram bloqueados por sindicalistas. O ato aconteceu em meio à eleição do Sindmotoristas.

O próprio sindicato classificou a ação do dia 21 de uma maneira de “prejudicar o processo eleitoral”.

Em julho, outro pleito realizado na sede do sindicato, na Liberdade, acabou adiado em razão de um tiroteio em frente à entidade.

*R7/FOTO: REPRODUÇÃO SITE/SINDMOTORISTAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bradesco decide acabar com home office para 900 funcionários em 2026

O Bradesco, um dos maiores bancos do país, decidiu encerrar...

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...