O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou, nesta terça-feira (10/2), que a Casa deve votar a PEC do fim da escala 6×1 em maio. A proposta foi encaminhada para a Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Casa nesta semana.
“O mundo evoluiu, as tecnologias se desenvolveram, e o Brasil não pode ficar para trás. Vamos capitanear a discussão ouvindo a sociedade e o setor produtivo, com a expectativa de votação em maio”, justificou Motta, ao fazer o anúncio.
Segundo o dirigente da Câmara dos Deputados, a redução da jornada de trabalho 6×1 será uma das prioridades da Casa em 2026.
O gesto é visto como um agrado do político paraibano ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tema foi discutido entre os dois em um jantar organizado pelo chefe do Executivo e outros políticos na última semana.
A pauta ganhou ainda mais destaque neste ano, diante do pleito eleitoral de outubro. A ideia é que seja uma das principais bandeiras de campanha do petista.
PEC escala 6×1
De autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP), a PEC propõe reduzir a jornada máxima para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias de trabalho. Atualmente, a Constituição fixa o limite em 44 horas semanais, sem definir a divisão por dias.
A proposta foi apensada a outra, mais antiga, de autoria de Reginaldo Lopes (PT-MG).
Fonte: Metrópoles/Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados


