MPF-AM apura se prefeitura dificulta isenção do IPTU para terreiros

Publicado em

A Procuradoria da República no Amazonas abriu um inquérito civil para investigar se as comunidades de terreiro — grupos tradicionais de matriz africana — estão sofrendo discriminação nas regras da Prefeitura de Manaus para conseguir a isenção do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) para os templos onde realizam suas cerimônias.

A investigação é da procuradora da República Janaina Gomes Castro e Mascarenhas. A portaria que instala o procedimento foi publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial do MPF.

Segundo a procuradora, o objetivo é “apurar a existência de discriminação indireta contra povos de terreiro, que são comunidades tradicionais, nos requisitos exigidos pelo município de Manaus para a concessão de imunidade tributária dos templos de matriz africana”.

Janaina Gomes informou que a apuração é para entender se os documentos e exigências feitas pela Prefeitura de Manaus para liberar a isenção do imposto estão dificultando o acesso dessas comunidades ao benefício, garantindo assim o respeito aos direitos previstos na Constituição Federal.

A procuradora diz que o Ministério Público tem a função de proteger os direitos dos grupos tradicionais e coletivos, além de garantir o respeito às suas culturas. Ela lembra que a Constituição reconhece “os modos de criar, fazer e viver dos diferentes grupos formadores da sociedade” como parte do patrimônio cultural do país.

Com essa investigação, o MPF quer assegurar que as comunidades de terreiro tenham condições justas para conseguir a isenção do IPTU em seus templos, respeitando suas tradições e formas de organização. Essa ação faz parte do trabalho do 15º Ofício da Procuradoria da República no Amazonas, que cuida dos direitos das populações indígenas e comunidades tradicionais.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Austrália anuncia que reconhecerá Estado da Palestina em setembro

O governo australiano reconhecerá um Estado palestino na Assembleia Geral das Nações Unidas...

Brasil tem quase 2,3 milhões de crianças até 3 anos fora da creche

Quase 2,3 milhões de crianças de até 3 anos...

Tarifaço: Lula e Alckmin se reúnem nesta segunda para finalizar plano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá na...