Mulher é resgatada após 47 anos de trabalho doméstico sem remuneração em Canoas, diz PRF

Publicado em

Uma mulher de 63 anos foi resgatada durante uma operação conjunta para fiscalizar casos de trabalho escravo doméstico, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a mulher trabalhava em uma residência há 47 anos sem receber salários, registro de vínculo ou períodos de descanso.

situação caracteriza trabalho escravo moderno, de acordo com a PRF. O resgate ocorreu no dia 8, mas foi divulgado neste domingo (14). Ainda segundo a PRF, a trabalhadora não é alfabetizada.

O empregador da mulher resgatada firmou um termo de ajuste de conduta com o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União, para tratar de questões salariais, verbas rescisórias e indenização por dano individual. Além disso, a resgatada foi encaminhada para iniciar o procedimento de aposentadoria, e para receber o seguro-desemprego.

Além da residência em Canoas, foram fiscalizadas moradias em Porto Alegre e Eldorado do Sul, além de um sítio em Triunfo. A operação examinou as condições de trabalho de empregadas domésticas, uma cuidadora de idosos e um caseiro, em que irregularidades trabalhistas foram identificadas, mas sem configurar trabalho escravo.

A operação foi o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública da União para fiscalizar casos de trabalho escravo doméstico na Região Metropolitana de Porto Alegre.

(Foto: Divulgação/PRF)

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Fim da reeleição: divergências sobre mandatos e unificação de datas podem atrasar votação no Senado

O Senado pode demorar a analisar a Proposta de Emenda...

Em caráter educativo, empresas passam a avaliar saúde mental de funcionários nesta segunda

A norma que exige que empresas realizem uma avaliação...

Amazonas conquista selo internacional de área livre de febre aftosa

O estado do Amazonas receberá, na próxima quinta-feira (29),...

Trump x Moraes: entenda quais são os impactos efetivos de uma punição

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, confirmou, nessa...