A capital gaúcha conta com um novo espaço cultural e uma proposta diferente: quem passa pelo Muro da Mauá, símbolo de resistência da enchente em Porto Alegre, agora pode fazer um pedido.
Formado por uma tela de 48 metros de extensão, o “Muro dos Pedidos” contempla um painel iluminado por uma simulação de velas, instalado ao longo da Avenida Mauá. O muro tem o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre esse momento de calamidade do Rio Grande do Sul, que deixou 182 vítimas.
Este projeto, lançado oficialmente na quinta-feira (25), homenageia os voluntários que ajudaram durante a maior enchente da história do Estado. Em Porto Alegre, mais de 160,2 mil pessoas e cerca de 39,4 mil edificações foram afetadas, de acordo com a prefeitura.
O Muro da Mauá faz parte de um sistema de proteção contra enchentes que podem ser causadas pela alta do nível do Guaíba.
Quem não puder visitar o local tem a opção de registrar os pedidos online no site, com uma vela virtual. A mensagem pode aparecer em telas digitais espalhadas pela avenida.
O projeto, desenvolvido pelo Consórcio Novo Muro da Mauá em parceria com a agência de publicidade HOC, também apresenta o Cavalo Caramelo, outro símbolo de resistência ao sobreviver por mais de 100 horas em cima de um telhado durante a enchente, e o Negrinho do Pastoreio, uma figura folclórica que ajuda a encontrar pertences perdidos.
O evento de lançamento contou com a presença do governador Eduardo Leite e com a apresentação da cantora gaúcha Luiza Barbosa.VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Fonte: G1/Foto: Reprodução/ RBS TV