No Rio, Lula critica qualidade de imóveis do Minha Casa, Minha Vida e anuncia instituto federal

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (6) a qualidade dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida entregues na cidade de Magé, no Rio de Janeiro. Segundo o governo, o tamanho das casas é de 40m² e os apartamentos, 41,50m², podendo sofrer alteração a depender do projeto. 

“Minha casa tinha 33m² e eu fui morar nessa casa com mulher, três filhos, uma sogra e dois cachorros. E vivi vários anos nessa casa e já era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Eu sei o que é viver numa casa pequena e é por isso que tenho dito aos companheiros do ministério [das Cidades, responsável pelo programa] e da Caixa que é preciso melhorar a qualidade da casa. É preciso que a gente trate com respeito as pessoas pobres”, afirmou Lula.

Em outro momento, o presidente citou os números do programa. “É por isso que voltei [ao Palácio do Planalto] e no primeiro mês refiz a medida provisória para recriar o Minha Casa, Minha Vida, que foi o mais bem-sucedido programa habitacional na história do Brasil. Foram mais de 4 milhões de casas contratadas e foram entregues muitos milhões de casas nesse país”, acrescentou o petista.

As declarações foram dadas durante agenda em Magé, no Rio de Janeiro. No local, Lula entregou 832 unidades habitacionais dos conjunto Lírio do Vale e Lotus, construídos com recursos federais do programa Minha Casa, Minha Vida. O investimento total foi de R$ 52,4 milhões.

Segundo o governo federal, são 496 moradias no residencial Lotus e 336 no Lírio do Vale, distribuídas em blocos de quatro andares e quatro apartamentos por pavimento, que vão beneficiar 3.328 pessoas. A Prefeitura de Magé vai conceder isenção de IPTU e ITBI para todos os moradores dos empreendimentos.

Os apartamentos possuem 44,87 metros quadrados e apresentam infraestrutura interna e externa de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. A construção e a entrega dos imóveis estavam atrasadas desde 2017. Apenas em maio de 2023 o processo começou a ser desenrolado.

*R7/Foto: RICARDO STUCKERT/PR – 6.02.2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Número de mortos em acidente na BR-116 (MG) sobe para 41

O número de vítimas fatais do acidente ocorrido na...

PGR opina a favor de manutenção da prisão do general Braga Netto

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra um...

Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio e deixa uma pessoa morta

Uma ponte entre os estados do Maranhão e Tocantins...

Avião cai em Gramado (RS), dez pessoas morrem e 15 ficam feridas

Um avião de pequeno porte caiu no centro em...