A primeira edição do “Mulheres em Ação” teve a participação da jornalista e embaixadora do partido Novo, Carla Cecato
Com o compromisso de atrair mais mulheres para a política, o partido Novo no Amazonas realizou nesta segunda-feira, 20/11, a primeira edição do “Mulheres em Ação “, um ciclo de palestras para debater a representatividade feminina e o combate à violência política de gênero.
Capitaneado pela presidente do Diretório Estadual da sigla no Estado, Maria do Carmo Seffair, o evento teve a participação da jornalista e embaixadora do partido, Carla Cecato, e também da coordenadora nacional do projeto “Mulheres pelo Novo”, Cristina Rando, além da presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Amazonas, a juíza Lúcia Viana.
Segundo a presidente do Novo-AM, a pauta em defesa da mulher é necessária e inadiável. “Ter mais mulheres na política é uma questão de democracia. Somos a maioria da população, do eleitorado e temos um percentual mínimo de mulheres eleitas. Nós queremos protagonismo na política”, defendeu Maria do Carmo.
Reunindo mais de 70 pessoas, majoritariamente mulheres, entre filiadas do partido Novo e de outros partidos, advogadas, médicas, professoras, jornalistas e lideranças comunitárias, o “Mulheres em Ação” trouxe ao debate a questão das cotas de candidaturas femininas, as mudanças da Minirreforma Eleitoral que ferem os direitos das mulheres, os crescentes números nos casos de violência contra a mulher, dentre outros temas urgentes.
“Como mulher que faz política e única mandatária de um diretório estadual no meu partido, assumo o compromisso de que a pauta das mulheres seja prioritária e constante”, disse Seffair divulgando que o Novo-AM irá promover encontros, debates, cursos e capacitações voltadas para a maior participação das mulheres na política.
Mudança social
A tônica principal do encontro foi a política como ferramenta de transformação social. “É na política que as coisas acontecem, onde se define políticas públicas para melhorar a vida das pessoas”, destacou a jornalista Carla Cecato, justificando que foi o olhar crítico sobre os problemas sociais que a levaram a entrar na vida pública.
“A mulher tem que estar na política, defendendo pautas que o homem não sabe defender ou, simplesmente, não tem interesse. A gente ver que anos após anos alguns problemas se repetem e sem soluções. Eu acredito que as mulheres têm muito a somar e a oferecer nesse sentido”, disse Cecato.
Para a coordenadora nacional do “Mulheres pelo Novo”, Cris Rando, os encontros estão sendo muito importantes para trazer novas filiadas e pra conhecer mais de perto as diferentes realidades enfrentadas pelas mulheres.
“Nós estamos vindo de São Luiz, no Maranhão, e de Belém, no Pará. Temos a meta de rodar o Brasil com esses encontros e, em casa lugar, temos encontrado mulheres muito fortes, que querem fazer a diferença, mas que muitas vezes esbarram em conceitos machistas, como se a política fosse coisa para homens”, explicou Rando.
Além do evento gratuito realizado no hotel Da Vinci, zona Centro-Sul de Manaus, Carla Cecato e Cris Rando também participaram de entrevistas a emissoras locais e conheceram a primeira sede do Novo no Amazonas, acompanhadas da presidente estadual do partido, Maria do Carmo Seffair.
FOTOS: João Dejacy / Novo-AM
Assessoria de Imprensa
Alita Falcão – (92) 99152-0446
imprensa.am@novo.org.br