Início Site

Segurança nas escolas de Manaus; e o mundo paralelo do prefeito David Almeida

0

“Vocês sabiam que nas escolas municipais nós temos botão de pânico? Nós temos monitoramento? Nós temos todo um…(parte inaudível), nós temos sala de confinamento? Lugares de confinamento dentro das escolas, isso é uma boa pauta para que vocês possam explorar para que Manaus passe a ser conhecida dessa forma”, disse o Prefeito de Manaus, David Almeida.

Essa fala ocorreu durante uma coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira (10/04), após um atentado em um colégio particular e diversas denúncias de compartilhamento em grupos de WhatsApp de milhares de mensagens, fotos, vídeos e áudios falando de supostas ameaças de ataques a escolas que poderiam ocorrer nos próximos dias na capital amazonense. Mas, segundo Almeida, as escolas de Manaus estão completamente preparadas para esse tipo de situação.

E a pedido do Prefeito, exploraremos esse assunto, que diz muito sobre como o gestor de Manaus está conduzindo essa grave situação. Em meio a mais uma fala mentirosa e infeliz, a realidade que vivem alunos e profissionais da educação, diante dos últimos acontecimentos no Brasil, demonstra o mundo paralelo que David Almeida vive.

Botão de pânico? Monitoramento? Sala de confinamento? Certamente essas escolas não são em Manaus.

Vários pais, professores e gestores de escolas municipais de Manaus entraram em contato com o Primeiro Portal, para reclamar da falta de segurança que estão vivendo nos ambientes educacionais devido as constantes ameaças de ataques, e também para demonstrar a revolta com o pronunciamento do prefeito; querendo vender uma imagem que não existe nas escolas manauaras, brincando com a segurança de alunos e profissionais da educação que estão expostos à qualquer tipo violência diariamente.

O pânico generalizado que tomou conta da cidade e vem fazendo com que muitos pais não queiram deixar seus filhos irem às escolas por medo do que possa acontecer, pois a precariedade nas estruturas escolares não apresenta nenhum tipo de segurança.

A redação do Primeiro Portal entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Manaus e com a Semed para solicitar as informações expostas acima pelo gestor municipal, mas, até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta. Seguimos no aguardo das informações por parte das secretarias.

Segundo professores, gestores e pais que entraram em contato com o www.oprimeiroportal.com.br, o contrato de monitoramento existente foi feito na gestão Amazonino Mendes, estando obsoleto e não prevendo as dificuldades atuais.

Estaremos também fazendo as mesmas solicitações ao TCE-AM e Ministério Público, tendo em vista que a sonegação de informações é crime!

Fala do prefeito de Manaus, David Almeida:

Ataques a educação

Pânico, perda e insegurança; um sentimento compartilhado por diversos pais nos últimos dias. O ambiente educacional no Brasil virou cenário medo, devido aos últimos ataques realizados em escolas e creches por alunos e civis; uma juventude emocionalmente frustrada e dependente das tecnologias.

Manaus, vivenciou na tarde da última segunda-feira (10/04), momentos de desespero no Instituto Adventista do Amazonas, onde um jovem de 12 anos, aluno da instituição, conseguiu entrar na escola com uma faca e bombas caseiras. Na ocasião, ele acabou ferindo duas alunas e também quebrou um vidro e feriu uma professora. Por sorte, o autor do atentado foi contido por outros professores, evitando que mais pessoas ficassem feridas.

A sequência de ocorrências em creches e escolas no Brasil, despertou a indignação da população sobre as medidas que órgãos públicos municipais, estaduais e federais estão adotando para acabar com esses casos, levando mais segurança para dentro dos ambientes educacionais.

Outros casos recentes, que chocaram a população, foi de um estudante que matou a facadas uma professora de 71 anos em uma escola na zona oeste de São Paulo. Seguido de outra tragédia que ocorreu em Blumenau, onde um homem, 25 anos, invadiu uma creche com um machadinho e matou 4 crianças e deixou outras 5 feridas. Todos esses acontecimentos em menos de um mês!

Para que cenas como essas não se repitam, precisamos de medidas eficientes das autoridades para prevenir esses atos. Lembramos as autoridades, que mentir sobre assunto tão sério, pode se caracterizar omissão, e em casos mais graves, co-autoria. Pedimos aos pais que observem seus filhos e o que eles andam levando para as escolas, pois isso, não é invasão de privacidade, e sim, cuidado com os seus e o próximo!

Amazonino Mendes, ex-governador do AM, morre aos 83 anos

0

Morreu, neste domingo (12), o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, aos 83 anos. Filiado ao Cidadania, Mendes disputou sua última eleição em outubro do ano passado, quando tentou voltar ao cargo de governador do estado pela quinta vez. O político deixa três filhos.

Amazonino estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 25 de dezembro.

O quadro de saúde de Amazonino veio se agravando ao longo dos últimos anos. Por conta da idade, o político, que concorreu ao governo do estado em outubro de 2022, chegou a reduzir a agenda de campanha e evitou grandes mobilizações no interior do estado.

Em novembro do ano passado, Mendes foi internado pela primeira vez para tratar uma crise de diverticulite – inflação no intestino grosso – e uma pneumonia.

Na época, o ex-governador chegou a ser levado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas com a melhora foi transferido para um quarto. Ele teve alta no dia 6 de dezembro.

Logo depois, no dia 18 de dezembro, Amazonino chegou a passar por uma consulta médica após voltar a apresentar problemas respiratórios. Logo após, havia uma expectativa de o político voltasse para Manaus, para passar o Natal com a família. No entanto, por orientação médica, permaneceu em São Paulo.

Após uma nova piora no quadro respiratório, voltou a ser internado no dia 25 de dezembro. Lá, ainda chegou a receber uma visita do presidente Lula, que passava por exames de rotina antes da posse.

Ainda não há informações sobre o velório e o traslado do corpo para Manaus, onde o político deve ser velado e sepultado.

Veja a biografia do político

Amazonino Mendes, ex-governador do Amazonas. — Foto: Divulgação
Amazonino Mendes, ex-governador do Amazonas. — Foto: Divulgação

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eurinepé, interior do Amazonas, em 16 de novembro de 1939. Se formou em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fez longa carreira política dentro do estado atuando quatro vezes como governador do Estado, uma vez como senador e três vezes como prefeito de Manaus.

Em abril de 1983, iniciou a carreira política ao ser nomeado prefeito da capital. Em seu mandato, deu especial atenção à urbanização dos bairros periféricos. Logo em seguida, em 1987, Amazonino iniciou o primeiro mandato como governador. Entre 1991 e 1992, exerceu o cargo de senador da República.

Em 1994, Amazonino foi novamente eleito governador do Amazonas, já no primeiro turno. Depois foi reeleito em 1998. Em seu governo, criou o polo graneleiro de Itacoatiara (AM) e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Implantou também o programa denominado Terceiro Ciclo, destinado a promover o desenvolvimento do interior do estado através da produção de grãos.

Mantendo as contas do governo sob controle, Amazonino criou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2001. No mesmo mandato intensificou a construção de escolas e postos de saúde pelo estado. Ao fim do mandato, em 2003, ficou fora dos holofotes até 2008, após amargar derrotas em tentativas de eleições para prefeitura e governo entre 2004 e 2006.

Em 2008 foi eleito novamente à prefeitura, desta vez em uma candidatura polêmica e sob muitas críticas de órgãos. Ele chegou a ser cassado após ele e seu vice Carlos Souza serem julgados por por compra de votos e captação ilícita de recursos para campanha eleitoral. Os advogados recorreram da decisão e Amazonino tomou posse em 2009.

Em 2011, durante o mandato como prefeito, o político protagonizou uma polêmica com uma moradora de uma comunidade carente de Manaus, onde morreram uma mulher e duas crianças soterradas sob um barranco.

Na época, Mendes disse que as pessoas na comunidade Santa Marta, na Zona Norte da capital amazonense, ajudariam a prefeitura “não fazendo casas onde não devem”, ao que a moradora não identificada retrucou: “Mas a gente está aqui porque não tem condição de ter uma moradia digna”. O prefeito respondeu: “Minha filha, então morra, morra”.

Em 2017 voltou a assumir o Governo do Amazonas após eleições suplementares para substituição do então governador José Melo e do vice Henrique Oliveira. Tentou a reeleição em 2018, mas foi derrotado pelo estreante Wilson Lima. No fim de sua trajetória política amargou outras duas derrotas: uma em 2020 para um novo mandato à frente da Prefeitura de Manaus, e em 2022, a última vez que concorreu ao governo do estado.

Ao longo de sua vida, Amazonino recebeu diversas homenagens, como, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Grau de Grã-Cruz, Superior Tribunal do Trabalho (1987); medalha de Honra ao Mérito, conferida pela SUDAM (1991); comenda de Ordem ao Mérito de Tocantins, Grau de Grão-Cruz, conferida pelo Estado de Tocantins (1991); Grande Medalha da Inconfidência, outorgada pelo Estado de Minas Gerais; cidadão Benemérito de Todos os Municípios do Estado do Amazonas; cidadão Benemérito da Cidade de Miami Beach – USA; e cidadão Benemérito do Município de Praia Grande – SP.

Amazonino também foi o criador e presidente do Forum dos Governadores da Amazônia. Também foi o mentor, em 1987, do Instituto Superior de Estudos da Amazônia (ISFA), e, posteriormente, foi eleito presidente do órgão por unanimidade pelos Governadores dos estados integrantes da Amazônia Legal, além de diretor e professor do curso de Direito Rodoviário, ministrado no Departamento de Estradas e Rodagem do Amazonas (DER-AM).

Filho de Armando de Souza Mendes e Francisca Gomes Mendes, Amazonino foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes que morreu em 2015, com quem teve três filhos.

*g1 Amazonas

Cafeicultores do Distrito de Realidade comemoram investimentos de Delegado Péricles e colheita histórica de café

0

O deputado estadual destinou mais de R$ 700 mil para fortalecer a produção de café na região

Os cafeicultores do Distrito de Realidade, em Humaitá, a 696 quilômetros de Manaus, estão celebrando os frutos do trabalho iniciado há três anos. Com plantações abundantes e grãos de qualidade, o sucesso da produção é atribuído aos investimentos do deputado estadual Delegado Péricles (PL), que destinou mais de R$ 700 mil em emendas parlamentares para fomentar a cafeicultura na região.

Os recursos, repassados à Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Realidade (Asmadre), permitiram a aquisição de equipamentos essenciais, como duas máquinas secadoras e um torrador de café. Esses investimentos têm profissionalizado a produção local, beneficiando diretamente as famílias produtoras. Segundo Norberto Lauret, presidente da Asmadre, o impacto das emendas é visível nas plantações.

“As nossas árvores estão carregadas de grãos de excelente qualidade, resultado do esforço das nossas famílias e do apoio fundamental do deputado Delegado Péricles. Nossa comunidade é muito grata por esse incentivo”, comemorou Lauret.

Delegado Péricles também destacou sua satisfação com os resultados e parabenizou os trabalhadores pela dedicação ao cultivo. “É uma alegria imensa ver o sucesso dos produtores de café no Distrito de Realidade. Incentivar a produção sustentável no Amazonas significa gerar emprego, renda e qualidade de vida para nossos irmãos do interior. Esse é o nosso compromisso”, afirmou o parlamentar.

A colheita deste ano promete ser histórica, com expectativa de três mil sacas de café. Em 2024, a produção atingiu 180 toneladas, consolidando o Distrito de Realidade como um dos principais polos de cafeicultura no Sul do Amazonas.

Texto: Joelma Muniz DRT-AM 1246
Imagens: Márcio James

Just Motors Racing garante Pole Position na categoria P4 e aumenta expectativa para a disputa Mil Milhas

0

Agilidade do veículo foi verificada nesta quinta-feira (23/1), já na pista de Interlagos, em São Paulo

O carro da Just Motors Racing, equipe que representa o automobilismo amazonense no grande prêmio Mil Milhas de Interlagos, em São Paulo, garantiu a Pole Position para a disputa. A tomada de tempo da equipe foi conquistada na tarde desta sexta-feira (24/1).

Este é o terceira ano consecutivo que a Just Motors conquista a Pole Position na categoria P4. Desta vez, o piloto que garantiu o feito foi Paulinho De’Carli.

O resultado aumenta a expectativa da equipe é pelo pódio no autódromo de Interlagos nesta 42ª edição das 1000 Milhas Chevrolet Absoluta, realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro.

“Estamos muito felizes com os nossos resultados, com a força do nosso motor. Tudo isso foi graças a um trabalho em conjunto, de todos os pilotos. Isso nos deixa cada vez mais convictos de que o Amazonas estará no lugar mais alto do pódio este ano”, comemora Paulinho de’Carli.

Ao lado dele, compõem a equipe da Just Motors os pilotos Paulo De’ Carli, Walter Cordeiro e Sávio Alencar.

No geral, incluindo todas as categorias da Mil milha, a Just Motors sairá na 20ª posição.

Desafio novo para a Just Motors
Toda a trajetória da equipe no decorrer de 2024, além de credenciar a Just Motors como uma das mais indicadas ao pódio, deu a Paulinho De’Carli um novo desafio. Pela primeira vez, o piloto correrá por duas categorias na Mil milha.

“A novidade de eu poder correr em dois carros e em duas categorias – P3 e P4 – nos coloca mais próximo ao pódio e isso tem gerado muita expectativa em nossa equipe”, salientou Paulinho.

Na categoria inédita, a P3, Paulinho De’Carli também sairá à frente dos adversários da categoria.

Mil Milhas de Interlagos
A disputa é reconhecida como a maior e mais tradicional prova de endurance do Brasil, reunindo mais de 60 carros no grid para aproximadamente 12 horas de corrida.

A largada está prevista para o primeiro minuto da madrugada entre sábado (25/01/2025) e domingo (26/01/2025), com o tradicional show de fogos.

CONTATO PARA ENTREVISTAS COM OS PILOTOS: (92) 98249-7121 /Rosi Couto (jornalista)

GACC Amazonas promove dia “D” neste sábado para arrecadar peças de vestuário destinadas para a campanha “Desapego Solidário” 2025

0

_Iniciativa visa beneficiar pacientes em tratamento contra o câncer; Primeira fase de doações encerra no dia 31 de Janeiro

Neste sábado, a partir das 10h, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM) realiza uma grande mobilização no Supermecado Super Nova Mosaico, na zona centro-oeste de Manaus, como parte das ações de sensibilização da sociedade para a doação de itens essenciais que serão destinados à crianças, adolescentes e suas famílias atendidas pela instituição. O Soli, mascote do Gacc também estará presente.

A campanha recebe doação de roupas, brinquedos, calçados, acessórios e outros itens em bom estado. Todos os materiais passam por um cuidadoso processo de triagem para que sejam entregues de forma digna às famílias acolhidas.

“Em 2024, graças à generosidade de todos que participaram da nossa campanha de desapego, conseguimos beneficiar mais de 200 famílias, promovendo um impacto direto e significativo na vida de muitas delas. Realizamos um bazar solidário que foi marcado por um clima de acolhimento e lazer, onde cada família teve a oportunidade de escolher os itens que mais precisavam, como roupas, sapatos e outros. Esses momentos de descontração e apoio são fundamentais para fortalecermos nossa missão de oferecer suporte às famílias atendidas pelo GACC, reafirmando nosso compromisso de seguir ajudando aqueles que mais precisam. Agradecemos a todos os que contribuem e fazem parte da cura. Juntos, continuamos a transformar vidas!”, disse Simy Essucy, Gerente Operacional do GACC-AM.

Parceria

Pelo terceiro ano consecutivo, a rede amazonense de Supermercados Super Nova se junta à essa corrente do bem, disponibilizando postos de coleta em todas as 6 unidades da empresa em Manaus. “Muito se tem falado na moda circular sobre o uso consciente de roupas, acessórios, sapatos… porque é muito rápido que você compra, usa e não precisa mais daquele produto. Mas o que não lhe serve mais, não significa que não vai servir para outras pessoas, por isso, que a venda e o consumo em brechós, até mesmo de marcas de luxo, tem sido um artifício hoje em dia. E a sacada do brechó do Gacc é muito interessante, o ‘desapegue’ do Gacc tem duas pegadas, tanto você pode desapegar pra que seja feito o brechó e arrecade recursos para as necessidades do ano do Gacc quanto às necessidades de pessoas que vêm do interior com suas famílias para fazer o tratamento, e eles não têm nem mesmo o recurso para ter roupas, sapatos e outras necessidades, e eles precisam urgentemente daquelas peças de forma imediata. Transforme seu desapego em esperança. Juntos somos mais fortes. Faça parte da cura”, destacou Elisama Brito, cofundadora do Super Nova.

Onde doar?

A primeira fase das doações para o “Desapego Solidário” ocorre até o dia 31 de Janeiro nas 6 unidades da rede de Supermercados Super Nova (@supernovasupermercados) em Manaus durante o horário comercial, a partir das 07h:

1. Nova Cidade – Av. Margarita, quadra 247, n° 35 – Nova Cidade

2. Oswaldo Frota – R. Iritama, 128 – Cidade Nova

3. Manoa – Avenida Francisco Queiroz, n° 37 – Manoa

4. Colônia Terra Nova – Rua Êxodo, n° 19 – Colônia Terra Nova

5. Zumbi – Avenida Cosme Ferreira, n° 5702 – Zumbi

6. Parque Mosaico – Av. Desembargador João Machado, s/n, Planalto

Além disso, é possível levar os objetos para mais 3 locais:

7. Sede do GAAC Amazonas – (Rua Domingos Jorge Velho, nº 14 – Dom Pedro) – 08h às 17h

*8. Manauara Shopping – até 15/02

*9. Universidade Nilton Lins – até 28/02

Podem ser entregues nos postos de coleta produtos como camisas, camisetas, calças, sapatos e brinquedos em bom estado. Não serão aceitos: roupas rasgadas, manchadas, brinquedos e calçados fora do estado de uso. Não há restrição quanto à idade para doar. Após o recebimento dos materiais, a equipe do GACC irá fazer uma triagem antes de encaminhá-los para os novos donos.

Para mais informações, basta acessar as redes sociais @gaccamazonas ou entrar em contato por meio do WhatsApp da Central de Doações (92) 3659-5000.

Sobre o GACC Amazonas

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM) é uma organização sem fins lucrativos que há 25 anos atua para viabilizar a cura do câncer em crianças e adolescentes, promovendo também o bem-estar físico, emocional e social de suas famílias. Durante esse período, a instituição já apoiou mais de 1.200 crianças e adolescentes, oferecendo suporte essencial em sua jornada de tratamento.

Os pacientes atendidos pelo GACC-AM precisam de condições adequadas para alcançar a cura do câncer. Por isso, a instituição fornece regularmente kits suplementares para garantir os nutrientes necessários e cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, contribui com o transporte para consultas e tratamentos, assegurando que todos compareçam pontualmente aos atendimentos médicos. Para aqueles que vêm de outras cidades e não possuem estadia em Manaus, o GACC oferece ainda serviços de hotelaria, garantindo acolhimento e suporte durante o tratamento.

Em 2024, o GACC-AM realizou mais de 60.000 atendimentos, com cada criança recebendo, em média, 40 atendimentos. Essa assistência é possível graças às doações da sociedade e à arrecadação gerada pela venda de produtos solidários. Além do trabalho assistencial, o GACC-AM busca conscientizar a população e aproximar a sociedade da causa, reforçando a importância da solidariedade e das doações para a continuidade de suas ações.

Junte-se a nós e faça a diferença na vida de muitas famílias! Para conhecer mais sobre nossos programas e projetos, acesse: www.doegacc.org.br

FUNNY COMUNICAÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA – SUPER NOVA SUPERMERCADOS
Luiz Henrique Almeida – Jornalista MTB 1755/AM
(92) 99455-6707
Instagram: @agenciafunny_
agenciafunny@gmail.com
oluizalmeida@gmail.com

*GACC AMAZONAS
Isadora Xabregas – Marketing*
(92) 98445-9171

Casos de coqueluche no Brasil disparam em 2024, e doença atinge pico dos últimos 9 anos

0

O Brasil enfrentou, em 2024, um aumento nos casos de coqueluche, registrando o maior número de notificações da doença em quase uma década. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que o número de casos confirmados saltou de 214, em 2023, para 5.998 no ano passado — um crescimento de 2.702%.

A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma infecção respiratória altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis. A transmissão ocorre, principalmente, por meio de gotículas liberadas durante a tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas.

Embora mais rara, também é possível a transmissão por meio de objetos contaminados com secreções respiratórias.

Os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais se destacaram como os que tiveram os maiores aumentos percentuais de casos entre 2023 e 2024. O Paraná registrou uma explosão no número de notificações, que passaram de apenas 16 casos em 2023 para impressionantes 2.423 casos em 2024.

Medidas para conter avanço

A reportagem procurou as secretarias de saúde dos estados citados, e as pastas de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro apresentaram detalhes sobre as medidas adotadas para conter o avanço da coqueluche em 2024.

Entre as medidas comuns aos três estados estão a intensificação da vacinação, com foco em gestantes, puérperas e crianças, além de campanhas de conscientização e capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença.

Também foram reforçadas orientações sobre medidas preventivas não farmacológicas, como o isolamento de casos suspeitos, higiene respiratória, ventilação de ambientes e uso de máscaras.

Adicionalmente, cada estado adotou estratégias específicas. Santa Catarina ampliou o uso do exame PCR no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) para melhorar o diagnóstico. O Paraná priorizou a vacinação de trabalhadores de saúde e educação que atuam diretamente com gestantes e crianças pequenas.

No Rio de Janeiro, a campanha “Vai de Vacina, Não Vacila”, realizada em parceria com o Unicef, buscou conscientizar mães e pais jovens sobre a importância da imunização. Todas essas ações têm como objetivo conter o aumento de casos, impulsionado por fatores como a ciclicidade da doença, baixa cobertura vacinal e maior capacidade de diagnóstico.

Retorno de mortes após três anos

Além do aumento nos casos confirmados, o Brasil também voltou a registrar óbitos por coqueluche em 2024. Foram notificadas 27 mortes, a maioria em bebês com menos de um ano de idade — faixa etária em que a doença é especialmente grave.

Até então, o último registro de morte por coqueluche no país havia ocorrido em 2020, com apenas um óbito.

Em nota, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação para a prevenção da coqueluche. “A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) não apenas protege contra a infecção por até 20 anos, mas também impede a colonização da bactéria, o que evita que os vacinados transmitam a doença.”

O esquema vacinal contra a coqueluche no SUS inclui:

  • Vacina pentavalente: Três doses administradas em crianças menores de um ano, com a primeira dose aplicada aos dois meses de idade.
  • Vacina DTP (difteria, tétano e pertussis): Uma dose de reforço aos 15 meses e outra aos quatro anos.
  • Vacina dTpa: Indicada para gestantes a partir da 20ª semana de gestação, além de profissionais da saúde e parteiras tradicionais.

Até 5 de janeiro de 2025, o Ministério da Saúde informou que mais de 6,6 milhões de doses da vacina pentavalente foram aplicadas, além de 3,93 milhões de doses da DTP e 2,4 milhões da dTpa.

O Ministério da Saúde ainda destacou que o aumento expressivo nos casos também está relacionado ao fortalecimento das estratégias de vigilância e diagnóstico.

Entre as medidas adotadas, estão a ampliação do uso do exame de PCR no SUS e a maior disponibilidade de testes diagnósticos na rede privada.

Alerta

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a coqueluche é considerada uma doença grave, especialmente para crianças pequenas e pessoas não vacinadas.

Com o aumento expressivo dos casos e o retorno das mortes, autoridades de saúde têm reforçado a necessidade de manter os esquemas vacinais atualizados e a conscientização sobre a gravidade da doença.

Por ser altamente contagiosa, medidas simples, como cobrir a boca ao tossir, lavar as mãos frequentemente e evitar contato próximo com pessoas doentes, podem contribuir para reduzir a transmissão da bactéria.

Alfredo Gilio, Coordenador da Clínica de Imunização do Hospital Israelita Albert Einstein esclareceu que a coqueluche é uma doença infecciosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, exclusiva dos humanos, e transmitida pelo ar. “Sua incidência apresenta flutuações ao longo dos anos, com períodos de aumento e queda de casos. Durante a pandemia de Covid-19, as medidas como isolamento social e uso de máscaras reduziram significativamente a transmissão. No entanto, com a retomada das atividades, os casos voltaram a crescer em vários países”, explica o doutor Alfredo Gilio.

Ainda segundo o médico, “a coqueluche é extremamente transmissível, e cortar sua cadeia de transmissão depende de taxas de cobertura vacinal acima de 95%”.

No Brasil, essas taxas vêm caindo desde 2016 e pioraram durante a pandemia. “Apesar de certa recuperação nos últimos anos, ainda estamos longe do ideal, inclusive para a coqueluche”, aponta Gilio.

Ele destaca que “o fenômeno das fake news sobre vacinas e o chamado ‘paradoxo das vacinas’ — em que o sucesso da vacinação faz com que as pessoas subestimem o risco da doença — contribuem para essa baixa cobertura.”

Além disso, Dr. Gilio lembra que, na década de 1970, antes da vacinação rotineira, eram registrados 80 mil casos de coqueluche no Brasil. “Hoje, também enfrentamos dificuldades logísticas, como a limitação de horários de funcionamento de algumas Unidades de Saúde, o que dificulta para muitos pais levarem seus filhos para completar o calendário vacinal.”

Apesar dos desafios, o especialista reforça que “a vacina disponível no SUS é bastante eficaz, e o calendário vacinal brasileiro é considerado um dos mais completos e elogiados por especialistas no mundo todo. A vacinação de gestantes, disponível após a 20ª semana de gestação, é essencial para proteger os bebês nos primeiros meses de vida, quando a imunidade ainda não está plenamente desenvolvida”.

Ele alerta que “crianças menores de um ano, especialmente as com menos de seis meses, têm quadros mais graves da doença”.

 

 

 

*R7/Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil – Arquivo

Hamas liberta quatro reféns israelenses em segunda semana de cessar-fogo

0

O grupo terrorista Hamas libertou quatro reféns israelenses na manhã deste sábado, 25, como parte do acordo de cessar-fogo com Israel. Karina Ariev, 20; Daniella Gilboa, 20; Naama Levy, 20; e Liri Albag, 19, foram entregues à Cruz Vermelha e já estão em Israel. Elas serão levadas para uma base militar israelense perto da fronteira onde encontrarão suas famílias e serão avaliadas por médicos do Exército.

As quatro mulheres foram capturadas há mais de um ano durante o ataque terrorista do Hamas no dia 7 de outubro de 2023, quando 1,2 mil pessoas foram assassinadas e 250 foram feitas reféns. Elas cumpriam o serviço militar em uma base próxima da Faixa de Gaza.

As israelenses saíram de um carro em uma movimentada praça na Cidade de Gaza e subiram em um palco onde representantes do Hamas assinaram papéis ao lado de funcionários da Cruz Vermelha. Elas sorriram e acenaram para uma multidão de palestinos antes de entrarem em um carro da Cruz Vermelha.

O Fórum das Famílias dos reféns israelenses, que representa a maioria dos parentes de israelenses sequestrados pelo Hamas, saudou a libertação das quatro reféns e pediu a Israel e o grupo terrorista Hamas que mantenham o acordo de cessar-fogo. “O retorno delas hoje representa um momento de luz na escuridão, ao mesmo tempo em que serve como um lembrete doloroso da urgência de trazer de volta os 90 reféns que ainda estão em Gaza”.

Acordo

Após a entrega dos reféns, Israel deve liberar neste sábado cerca de 200 prisioneiros palestinos, incluindo alguns cumprindo penas perpétuas por envolvimento em ataques contra israelenses.

Sob os termos do acordo, que entrou em vigor no domingo, 19, as forças israelenses também devem se retirar parcialmente de uma grande zona no centro de Gaza, permitindo que milhares de palestinos deslocados pelos combates retornem para suas casas no norte do enclave palestino.

Fases

Na primeira fase do acordo, o grupo terrorista Hamas concordou em libertar 33 reféns dos quase 100 que ainda estão em Gaza em troca de mais de 1.000 palestinos que estão em prisões israelenses e uma retirada parcial das tropas de Israel em Gaza.

Os detalhes da segunda fase ainda devem ser negociados durante a primeira fase. Esses detalhes continuam difíceis de resolver — e o acordo não inclui garantias por escrito de que o cessar-fogo continuará até que um acordo seja alcançado, sinalizando que Israel poderia retomar sua campanha militar após o término da primeira fase.

Caso um acordo seja realizado para a continuidade do cessar-fogo, o grupo terrorista Hamas libertaria o restante dos sequestrados vivos, principalmente soldados homens, em troca de mais prisioneiros e da “retirada completa” das forças israelenses de Gaza, de acordo com o rascunho do acordo.

Em uma terceira fase, os corpos dos reféns restantes seriam devolvidos em troca de um plano de reconstrução de três a cinco anos que seria executado em Gaza sob supervisão internacional.

 

 

*Fonte: Jbr/Mundo/Foto: AFP

Segurança Pública e Educação são principais destinos do 2⁰ Edital de Emendas de Amom Mandel

0

Envio de R$ 10 milhões em emendas para Manaus e interior foi definido por critérios técnicos e voto popular

Segurança Pública, Educação e Saúde foram as áreas com maior número de propostas aprovadas no 2º Edital Participativo de Emendas Orçamentárias, criado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM). Este ano, o processo foi revisado e ganhou mais robustez para distribuição de R$ 10 milhões em emendas para projetos aprovados mediante voto popular e critérios técnicos.

A segurança pública no Amazonas recebeu uma atenção especial com um total de R$ 2.380.000,00 em recursos. As emendas contemplam ações fundamentais para estrutura da Polícia Militar com o fortalecimento das unidades especializadas de policiamento no combate ao crime violento, aquisição de capacetes balísticos e binóculos de visão térmica, além de outros recursos destinados à compra de coletes balísticos flutuantes, essenciais para a segurança dos policiais.

O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) também foi contemplado nos projetos para aparelhamento do laboratório de perícias em crimes ambientais do DPTC, implantação do departamento de Perícia Veterinária Legal no estado do Amazonas e atualização dos equipamentos do setor de informática forense da Secretaria de Segurança Pública.

Reforço em Ações de Saúde Pública e Assistência

A saúde foi outra área contemplada com investimentos significativos, somando R$ 3.740.000,00. As emendas vão beneficiar diversas instituições de saúde com projetos que visam o avanço em pesquisa, diagnóstico e assistência à população. Somente a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) terá acesso a R$ 400 mil para o desenvolvimento do ‘Fila Zero’, um aplicativo para monitoramento e redução das filas no sistema básico de saúde.

Entre os principais investimentos estão as propostas da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, para detecção de malária assintomática, Policlínica Codajás para o programa do pé diabético, a criação de um setor de cardiologia fetal no Hospital Universitário Getúlio Vargas e a formação de Conselheiros Distritais de Saúde Indígena pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia).

Além disso, outras iniciativas incluem a reestruturação do serviço de ensino da Fundação Hemoam e o desenvolvimento de novas ferramentas para o tratamento de doenças como a leucemia.

Educação: Inovação e Inclusão no Ensino

A educação também foi beneficiada com um total de R$ 1.910.000,00, destinados a projetos inovadores que buscam integrar a tecnologia ao ensino e promover a inclusão no ambiente educacional. Entre os projetos que receberam recursos estão:

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e o Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) receberão R$ 500.000.00 cada para o desenvolvimento de modelos de ensino para alunos com deficiência visual e auditiva, utilizando a biodiversidade amazônica e tecnologia de reconhecimento de imagens e a criação do 1º Planetário do Médio Solimões, uma importante ferramenta de ensino de ciências para os estudantes da região.

Esses recursos visam fortalecer o ensino básico e superior no Amazonas, com iniciativas que incluem a utilização de impressão 3D e inteligência artificial no ensino de ecologia, além de incentivar a pesquisa científica e tecnológica nas universidades do estado.

Compromisso com o Bem-Estar da População

O 2º edital de emendas do deputado Amom Mandel reflete o compromisso com o desenvolvimento e bem-estar da população amazonense. A destinação de recursos para segurança, saúde e educação visa melhorar a qualidade de vida e fortalecer as estruturas públicas, promovendo avanços significativos para o futuro do Amazonas. Com esses investimentos, o deputado reafirma seu compromisso de trabalhar para um estado mais seguro, saudável e educado para todos.

Tansparência em primeiro lugar

O Edital Participativo de Emendas Orçamentárias do Amazonas é uma iniciativa inédita criada pelo deputado federal Amom Mandel, que foi pioneiro no Estado ao implementar este processo, trazendo uma parte dos recursos para que o público decida a destinação das verbas. Para garantir a transparência todo o processo está disponível para consulta pública em: https://www.gabinetedoamom.com/emendas

—-
Assessoria do Deputado Amom Mandel em Manaus
Giovanna Marinho – 92 98140-1756 (Whatsapp)

Gastos de turistas estrangeiros chegam a US$ 7,3 bilhões em 2024, superando Copa de 2014

0

Os turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2024 deixaram US$ 7,341 bilhões no país, o equivalente a quase R$ 43 bilhões, segundo dados do Banco Central. O valor representa um crescimento de 6,28% em relação ao ano anterior, quando o setor turístico arrecadou US$ 6,907 bilhões. Este é o maior índice registrado nos últimos 15 anos, superando o período da Copa do Mundo de 2014, quando os estrangeiros gastaram US$ 6,914 bilhões.

Segundo o Ministério do Turismo, o crescimento está relacionado ao aumento de visitantes internacionais no país, que atingiu 6,65 milhões em 2024, um aumento de 12,6% em comparação com 2023.

Em relação ao recorte mensal, em dezembro de 2024, os turistas estrangeiros deixaram US$ 721 milhões no país, o que mostra um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram deixados US$ 622 milhões na economia nacional em receitas geradas pelo setor.

A expectativa da pasta é de que a aprovação do Tax Free gere mais receita ao Brasil. No último dia 16, o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que inclui o programa “Tax Free” na reforma tributária.

Pela regra, a medida permite o reembolso de impostos a turistas estrangeiros. Segundo o governo, o programa tem por objetivo estimular o turismo, fortalecer a economia local e gerar mais empregos e renda no país.

Seis em cada dez brasileiros viajam ao menos uma vez por ano

Seis em cada 10 brasileiros fazem pelo menos uma viagem de lazer por ano, segundo a pesquisa Tendências de Turismo Verão, encomendada pelo Ministério do Turismo e realizada pela Nexus. Praias, natureza e pontos culturais ou históricos lideram o ranking das atrações turísticas favoritas dos brasileiros, que consideram belezas naturais e preços acessíveis como fatores determinantes para a escolha de destinos nacionais.

Entre o grupo que realiza viagens a lazer, 33% vão uma vez ao ano, 22% de duas a três vezes e 6% viajam quatro vezes ou mais. A pesquisa aponta, ainda, que 23% dos entrevistados preferem atrativos naturais e 16% indicam que custo baixo é o fator mais importante. Salvador, Florianópolis, Amazônia e Rio de Janeiro estão entre os destinos que mais interessam aos brasileiros.

 

 

*r7/Foto: Agência Brasil/Rovena Rosa

 

Escola do Legislativo da Aleam oferece cursos de capacitação voltado aos servidores e dependentes

0

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, oferecerá em 2025, cursos de capacitação aos servidores e também a seus dependentes, com a programação iniciando em fevereiro.

Serão quatro cursos voltados especialmente à vivência legislativa dos servidores, como explicou o diretor da Escola, Jander Lasmar.

Segundo ele, haverá cursos sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde tramitam os projetos da Casa, curso sobre regimento e técnica legislativa, além de processo legislativo e informática básica.

“Priorizamos a oferta desses cursos, pois são conhecimentos essenciais, no cotidiano dos servidores que atuam com os parlamentares e trabalham com o processo de tramitação, na atividade fim do Poder Legislativo”, esclareceu.

As inscrições serão abertas na próxima semana. Os servidores poderão se inscrever diretamente na Gerência de Treinamento da Casa, situada na Escola do Legislativo.

Cursos

• Treinamento SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Facilitadora: Especialista Amanda Susane Gomes Mota, servidora lotada na Diretoria de Apoio Legislativo
Público-alvo: Funcionários da Aleam- comissionados e efetivos
Turma 1: 5.2.2025, das 14h às 17h
Turma 2: 6.2.2025, das 14 às 17h

• Regimento interno
Facilitador: Rogério Oliveira da Silva, servidor lotado na Diretoria de Apoio Legislativo
Público-alvo: Funcionários da Aleam- comissionados e efetivos
Data: 10.2.2025 a 14.2.2025, das 14h às 17h

• Processo Legislativo
Facilitador: Msc. Gerson Diogo da Silva Viana, procurador da Aleam
Público-alvo: Funcionários da Aleam- comissionados e efetivos
Data: 17.2.2025 a 21.02.2025, das 14 às 17h

• Técnica Legislativa
Facilitador: Rogério Oliveira da Silva, servidor lotado na Diretoria de Apoio Legislativo
Público-alvo: Funcionários da Aleam- comissionados e efetivos
Data: 24.2.2025 a 28.2.2025, das 14h às 17h

• Informática Básica
Facilitador: Paulo Pereira dos Santos Junior, servidor da Aleam e especialista em Ciência de Dados e Bigdata
Público-alvo: Dependentes de servidor da Aleam
Data: 10.2.2025 a 21.2.2025, das 14h às 17h

— — —
Texto – Diretoria de Comunicação / Aleam
Foto – Alberto César Araújo / Aleam

Navio da Marinha levará atendimento a 20 mil pessoas na Amazônia

0

No dia 21 de janeiro, a Marinha do Brasil deu início à Operação “Acre”, que busca levar assistência hospitalar a comunidades remotas ao longo do Rio Juruá, nos estados do Amazonas e do Acre. Realizada com o Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro”, a missão beneficiará cerca de 20 mil pessoas ao longo de quatro meses, oferecendo serviços médicos essenciais em uma das regiões mais isoladas do país.

A Missão e os Serviços Oferecidos pela Operação “Acre”

A 25ª edição da Operação “Acre” representa o compromisso da Marinha em levar saúde e cidadania às populações ribeirinhas e indígenas que vivem em áreas remotas. Durante os próximos quatro meses, o NAsH “Doutor Montenegro” navegará pelos rios Juruá e seus afluentes, passando por municípios como Carauari, Itamarati, Juruá e Ipixuna, no Amazonas, e Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no Acre.

Com uma equipe composta por médicos, dentistas, farmacêuticos e técnicos especializados, a operação oferecerá uma ampla gama de serviços, incluindo consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais, cirurgias de pequeno porte, mamografias, raio-X, vacinação e palestras educativas. Medicamentos serão distribuídos gratuitamente às comunidades atendidas, garantindo acesso a tratamentos essenciais para a saúde pública.

Além disso, o impacto social e humano da operação é significativo, já que muitas dessas comunidades só conseguem acessar atendimento médico de qualidade por meio das missões realizadas pela Marinha. “A Marinha consegue alcançar essas comunidades tão isoladas e levar esperança, assistência hospitalar e cidadania, reafirmando o compromisso com o povo brasileiro”, destacou o Capitão de Corveta Hallan Maforte, Comandante do NAsH “Doutor Montenegro”.

O Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” é uma unidade flutuante de saúde equipada com modernas instalações para garantir o atendimento médico em alto nível. Com dois ambulatórios odontológicos, dois consultórios médicos, laboratório de exames, sala de mamografia, sala de raio-X e farmácia, o navio possui a estrutura necessária para realizar procedimentos médicos e odontológicos em comunidades remotas.

Além disso, o navio conta com tecnologias de ponta, como um equipamento de raio-X com conversor de imagem digital e comunicação por satélite, o que permite maior precisão nos diagnósticos e eficiência no atendimento. Outro diferencial é o uso de quatro lanchas de apoio para alcançar localidades onde o navio não consegue atracar, garantindo que mesmo as comunidades mais isoladas possam ser atendidas.

A bordo do navio, uma equipe de 80 militares, sendo 16 da área da saúde, atua em um esforço conjunto para levar assistência às populações ribeirinhas. O lema do NAsH “Doutor Montenegro”, “Saúde Sem Limites”, reflete o compromisso da tripulação em superar os desafios de distância e logística para atender os brasileiros que vivem na região amazônica.

Histórico e Importância da Operação para a Amazônia

O NAsH “Doutor Montenegro” foi incorporado à Marinha do Brasil em 2000, após negociações entre o Ministério da Saúde, o Governo do Acre e a Marinha. Construído em Manaus e originalmente encomendado pelo governo acreano, o navio recebeu o nome de “Doutor Montenegro” em homenagem ao médico Manoel Braga Montenegro, conhecido por sua dedicação às comunidades do Acre.

Desde sua criação, a Operação “Acre” já realizou 25 edições, consolidando-se como uma das iniciativas mais importantes da Marinha na região amazônica. O trabalho do “Navio da Esperança”, como é conhecido, tem promovido não apenas a saúde, mas também a integração nacional, aproximando o Estado brasileiro das populações mais distantes.

Parcerias com instituições como o Ministério da Saúde e organizações não governamentais, como a “Américas Amigas”, reforçam o impacto da operação, permitindo, por exemplo, que exames de mamografia realizados a bordo sejam analisados por especialistas. A ação conjunta amplia as capacidades da missão e demonstra a importância da cooperação para atender às demandas da população.

Para os militares envolvidos, a missão também é uma experiência transformadora. “Encontramos pessoas vivendo em comunidades isoladas, que aguardam a chegada da Marinha para ter um pouco mais de assistência médica e odontológica. É impossível voltar a mesma pessoa depois dessa experiência”, afirmou o Primeiro-Sargento Kelmo Oliveira Lopes, que participa da Operação “Acre” pela quarta vez.

Com a 25ª edição da Operação “Acre”, a Marinha do Brasil reforça seu papel como agente de cidadania e inclusão na Amazônia, garantindo que a saúde e o cuidado cheguem a cada brasileiro, independentemente de quão isolada seja a comunidade em que vive.

 

 

*Fonte: Defesa em Foco/ Foto: Reprodução 

 

Defensoria Pública do Amazonas quer otimizar serviços com recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus

0

Parceria busca utilizar recursos da Lei de Informática para inclusão digital e fortalecimento do acesso à Justiça no interior do Amazonas

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), sob a liderança do Defensor Público Geral Rafael Barbosa, deu um passo importante para aprimorar seus serviços tecnológicos e ampliar o acesso à Justiça no Estado. Em reunião realizada nesta quinta-feira (23) com o superintendente-adjunto de Desenvolvimento Regional e Inovação da Suframa, Waldenir Vieira, foram discutidas possibilidades de cooperação para utilização dos recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus.

“A Suframa é um ator importantíssimo dentro do Amazonas, e viemos aprender mais sobre como elaborar e executar projetos de PD&I. Temos certeza de que, com as orientações que obtivemos hoje, conseguiremos formular e submeter iniciativas que beneficiarão todo o Estado”, destacou Rafael Barbosa.

A proposta central da reunião foi explorar de que maneira os recursos da Lei de Informática podem ser direcionados a projetos da Defensoria Digital, programa voltado para reduzir barreiras enfrentadas por cidadãos vulneráveis digitais e otimizar os serviços prestados pela Defensoria. Além disso, discutiu-se o potencial envolvimento da Defensoria em consultoria jurídica para startups regionais, auxiliando desde a constituição de empresas até a aquisição de patentes.

Arlindo Gonçalves, coordenador da Defensoria Digital, destacou a importância do encontro. “No ano de 2024, trabalhamos intensamente para entender como a tecnologia pode reduzir barreiras no acesso à Justiça. Agora, chegou o momento de submeter esses projetos à indústria, e essa parceria com a Suframa será essencial para avançarmos”, afirmou Gonçalves.

O superintendente-adjunto Waldenir Vieira elogiou a atuação da Defensoria Pública e reforçou o compromisso da Suframa em apoiar projetos que atendam às necessidades dos municípios mais distantes. “A missão da Suframa é garantir que os recursos da Lei de Informática cheguem onde são mais necessários, e é nesses locais que vemos o trabalho fundamental da Defensoria. Vamos apoiar iniciativas que estejam alinhadas às nossas políticas e que contribuam para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou Vieira.

A parceria representa o fortalecimento das ações tecnológicas da Defensoria Pública no Amazonas, com foco na inclusão digital e na ampliação do acesso à justiça, especialmente em regiões remotas. “Estamos confiantes de que essa cooperação com a Suframa trará resultados significativos para a população, mostrando que inovação e Justiça caminham juntas para transformar realidades”, concluiu Rafael Barbosa.

Fotos: Patrick Artiago/ Com informações da Assessoria