Novo aciona TCU e acusa Janja de uso da máquina pública em carro alegórico

Publicado em

O partido Novo protocolou representação no Tribunal de Contas da União (TCU) com pedido de apuração por desvio de finalidade e uso indevido da estrutura da Presidência da República na organização do carro alegórico “Amigos do Lula”, da escola Acadêmicos de Niterói, no Carnaval de 2026, que desfila neste domingo na Sapacaí, após diversos alertas dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo relatam parlamentares no documento, servidores e o cerimonial da Presidência teriam atuado na organização de convites, coordenação de convidados e logística do desfile, que contará com a participação da primeira-dama. A escola, cujo enredo homenageia o presidente da República, teria recebido pelo menos R$ 1 milhão em recursos públicos da União.

Parlamentares do Novo alegam na representação que houve possível violação aos princípios da moralidade e da impessoalidade, além de descumprimento da Orientação Normativa AGU nº 94/2025, que condiciona o apoio estatal à atuação do cônjuge presidencial à existência de interesse público.

O partido ainda pediu medida cautelar para suspender imediatamente qualquer apoio institucional ao carro alegórico.

Embratur

A legenda já havia apresentado uma primeira representação ao TCU questionando o uso de verbas públicas da União no financiamento do desfile e também protocolou representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suposta propaganda eleitoral antecipada relacionada ao enredo e à exposição do presidente da República com uso de dinheiro público.

A Embratur, à épooca, se manifestou após a área técnica do TCU recomendar a suspensão de recursos federais destinados à escola de samba Acadêmicos de Niterói, que levará à Sapucaí (RJ) um samba-enredo em homenagem à trajetória do presidente Lula, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

À coluna do Metrópoles de Paulo Cappelli, em 3 de fevereiro, a Embratur afirmou que “não interfere na escolha de sambas-enredo e respeita a autonomia artística e a liberdade de expressão das agremiações”.

 

 

*Metrópoles/Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Careca do INSS prepara proposta de delação premiada

O operador do esquema de desvio de dinheiro de...

Simony é processada após “calote” de mais de R$ 20 mil em hospital

A coluna Fábia Oliveira descobriu que Simony se tornou alvo de cobrança na...

Veja prints que indicam possível premeditação de Pedro Turra em briga

O Metrópoles teve acesso a prints anexados à denúncia do Ministério...

Fim do mistério: Ídolo do São Paulo define futuro após meses de sondagens

Luciano finalizou nesta sexta-feira (13) todos os trâmites burocráticos...