O ministro das Cidades, Jader Filho, participou da cerimônia oficial de lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Pará, nesta quinta-feira (16). O evento aconteceu no Theatro da Paz, em Belém, e reuniu 93 prefeitos paraenses, além do governador do estado, Helder Barbalho.
Durante a cerimônia, foram apresentados detalhes dos projetos a serem implementados, abrangendo áreas como saúde, saneamento, abastecimento de água, mobilidade e transporte e educação, e outros investimentos federais em obras e iniciativas na nova fase do PAC.
A previsão inicial de investimento no Pará é de R$ 39 bilhões. Dentre os projetos destacados pelo ministro Jader Filho, estão a ampliação e modernização do Sistema de Abastecimento de Água em Belém e região metropolitana; o derrocamento do Pedral do Lourenço no rio Tocantins; construção de pontes em trechos da BR-230, conhecida como Transamazônica; asfaltamento, sinalização, e intervenções em rodovias federais como a BR-230, BR-308, BR-316, BR-163, BR-155, BR-422, BR-222 e BR-158.
Na área de habitação, o ministro explicou que o Novo PAC também irá beneficiar o Minha Casa, Minha Vida. “ Só no Pará teremos 13 mil unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida. Até o final deste ano, vamos chegar a 400 mil unidades habitacionais financiadas pelo programa no Brasil. Além de realizar o sonho da casa própria, vamos gerar emprego, renda e desenvolvimento aos brasileiros”, disse.
475 propostas foram encaminhadas ao Ministério das Cidades pelos municípios paraenses para integrarem o Novo PAC. Ao todo, serão investidos R$ 7,9 bilhões em recursos para obras de abastecimento de água em áreas urbana e rural, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, urbanização de favelas, contenção de encostas, drenagem urbana, regularização fundiária, mobilidade em grandes e médias cidades e renovação de frotas.
“A retomada do pacto federativo é a retomada do trabalho junto com os prefeitos, com os governadores, para fazer em um sentido único um país melhor e atender as necessidades do povo brasileiro”, declarou Jader Filho.
Foto: Reprodução/Ministério das Cidades
*Portal Norte