Novos cursos de mestrado da UEA são aprovados pela Capes

Publicado em

Dois novos cursos de mestrado profissional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram aprovados pelo Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC/Capes). A universidade teve a autorização para criar cursos pioneiros que, até então, não eram ofertados no Amazonas. São eles: mestrado em Música, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), e mestrado em Engenharia Elétrica, da Escola Superior de Tecnologia (EST).

A UEA tem, ainda, outros quatro cursos em processo de análise pelo conselho: mestrado acadêmico em Geografia, doutorado em Direito Ambiental, doutorado em Letras e Artes e o mestrado profissional em Administração. No total, a universidade pode ter até seis novos cursos aprovados pela Capes. O processo é acompanhado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp).

Segundo o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a criação dos cursos de mestrado e doutorado representa um avanço significativo para a educação na região. “A UEA está fortemente comprometida em promover e valorizar o conhecimento tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Ficamos contentes com a notícia, pois sabemos que os novos cursos chegam para preencher uma lacuna educacional no Amazonas. Essa é uma conquista que deve ser celebrada por todos”, disse.

Durante a avaliação das propostas, a Capes analisa a produção acadêmica dos professores ao longo do último quadriênio, o projeto pedagógico do curso, além de outros aspectos que envolvem a infraestrutura e adequação do curso ao desenvolvimento regional e nacional.

A avaliação indicou que ambos os cursos contam com infraestrutura administrativa e laboratorial adequada às atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, bem como dos recursos bibliográficos apresentados.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Mubarac, celebra a aprovação dos mestrados e destaca o potencial dos novos cursos. “Ao sermos a primeira instituição a ofertar um determinado curso na região, nos colocamos como pioneiros. Além disso, também estamos atendendo a uma demanda antiga por cursos de pós-graduação nessas áreas. Todo esse avanço contribui para a fixação e melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, para a formação de novos profissionais capacitados”, comentou.

*FOTO: Daniel Brito/UEA 

*Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Como é feita a uva passa, ingrediente polêmico da ceia de Natal

Uva-passa, ingrediente de muitas receitas natalinas, percorre uma longa...

Caso Pelicot marca nova era na Justiça francesa e desafia país a mudar legislação

Durante três meses e 18 dias, Gisèle Pelicot saiu...

Número de mortos em acidente na BR-116 (MG) sobe para 41

O número de vítimas fatais do acidente ocorrido na...

PGR opina a favor de manutenção da prisão do general Braga Netto

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra um...