Nutricionista lista 10 melhores alimentos para consumir no verão; veja dicas

Publicado em

Verão é sinônimo de sol, praia, piscina e muito calor. Com as temperaturas mais altas nessa estação do ano, especialistas alertam para os cuidados que devem ser tomados com a alimentação.

Em entrevista ao g1, a nutricionista Luana Lopes explicou a importância de adaptar a alimentação conforme a mudança do tempo e deu dicas de como comer bem nessa época, listando um ranking de alimentos para serem evitados e indicando um top 10 de itens acessíveis que são recomendáveis consumir.

De acordo com a nutricionista, no prato, os alimentos mais pesados, gordurosos e perecíveis, devem sair e dar lugar a alimentos coloridos, leves e refrescantes. Além de nutritivos, a mudança é uma forma de preparar o corpo para enfrentar a estação mais quente do ano.

Segundo Luana, as temperaturas mais altas influenciam na validade dos alimentos e é preciso estar atento principalmente aos preparos e conservação de itens perecíveis.

“Precisamos observar alguns pontos, como a temperatura ideal dos alimentos, as condições de conservação e manipulação”, afirmou Luana.

Além disso, ela falou sobre alguns alimentos que é recomendável evitar nos dias mais quentes. “Precisamos prestar atenção na preparação, conservação e consumo de carnes, ovos, laticínios, queijo, requeijão e maionese”, explicou.

Coxinha e comidas gordurosas estão entre os ‘violões’ — Foto: Getty Images via BBC

Alimentos para evitar no verão

  • Frituras
  • Laticínios (queijo, requeijão, leite, etc).
  • Carnes gordurosas
  • Massas
  • Molhos feitos com queijo
  • Alimentos pesados como feijoada,à base de bacon, dobradinha, rabada, etc

O consumo dos alimentos citados acima leva mais tempo para ser digerido e no calor podem causar indigestão e mal-estar. Se os alimentos estiverem estragados por causa das altas temperaturas, há ainda o risco de intoxicação alimentar.

Em contrapartida, há alimentos que são leves, nutritivos e ajudam a hidratar o corpo, para enfrentar a estação de forma mais tranquila e com menos riscos de indigestão.

“Alguns alimentos que são ótimas opções nos dias quentes são frutas. Já para hidratação nós sempre recomendamos água de coco. Um ponto importante para se observar seria recompor o potássio, que é uma substância que geralmente perdemos no suor, para isso a gente recomenda banana, uva, abacate, também interessante o consumo de grãos e sementes, pois são ricos em fibras, além disso, dão muita saciedade”, afirmou.

*G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Mega da Virada de 2024: apostadores tem até o dia 31 para jogar; entenda como funciona o jogo

As apostas exclusivas para a Mega da Virada começaram...

Novo leilão do Banco Central não consegue conter alta do dólar

O Banco Central (BC) informou que, em leilão extraordinário...

Perigo: Inmet emite alerta de chuvas intensas para 11 estados nesta 5ª

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de...

Jovem baleada por PRFs no RJ: o que se sabe e o que falta esclarecer

A abordagem de três agentes da Polícia Rodoviária Federal...