A Operação Curaretinga IV, realizada pela 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), já apreendeu até o momento 11 dragas, além de diversos materiais empregados no garimpo ilegal, motosserras, baterias, espingardas, celulares, balanças de precisão e uma motobomba. A ação teve início em 14 de julho.
A ação é realizada por tropas do Comando de Fronteira Solimões (CFSOL/8º BIS), da 16ª Base Logística, do 16º Pelotão de Comunicações de Selva, dos Pelotões Especiais de Fronteira do Exército Brasileiro, e dos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e já percorreu até o momento mais de 1070 km em área de selva, devido a dificuldade de localização das áreas de garimpo.
As incursões na selva são pontuais, baseadas em dados de inteligência e têm o objetivo de combater crimes ambientais, como a mineração ilegal de ouro, a caça e a pesca predatórias, e o tráfico de drogas e de armas. As tropas também atuam na proteção das comunidades indígenas e na fiscalização da fronteira.
Além disso, as tropas abordaram duas embarcações tipo canoa e encontraram quantidades de ouro, avaliadas em aproximadamente 66 mil reais. A operação continua em andamento e as tropas estão empenhadas em combater todos os crimes ambientais na região da tríplice fronteira.
*G1 Amazonas