Operação Parintins 2024 conta com efetivo de mil agentes na Ilha Tupinambarana

Publicado em

Ao menos mil agentes de diferentes órgãos de segurança pública do Amazonas integram o contingente destinado para a segurança de Parintins, durante o 57º Festival Folclórico. O objetivo, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, é fornecer segurança a moradores e turistas da Ilha antes, durante e após as apresentações dos dias 28, 29 e 30 de junho.

A apresentação do efetivo foi realizada na tarde desta terça-feira (25), na arena do Bumbódromo. 

“Os órgãos de segurança já vêm trabalhando há 15 dias na ilha para preparar a cidade para esse momento do festival. Essa ação já se tornou tradicional, vem acontecendo em todos os festivais, sempre visando garantir a segurança dos amazonenses e dos turistas que se fizerem presentes durante todo o festival”, destacou o comandante-geral.

Ainda segundo Klinger Paiva, o contingente de 2024 é um pouco maior em relação a anos anteriores devido a divulgação maciça da festa parintinense. “Devido a isso, precisamos ajustar um pouco, trazer um pouco mais de efetivo. Isso vale para todo o sistema de segurança, não só da Polícia Militar, ou do Corpo de Bombeiros. Esse policiamento será feito em toda a ilha, mas com um trabalho especial voltado aqui para o Bumbódromo e áreas turísticas, com grande número de visitações, além de eventos secundários, como a Festa dos Visitantes, entre outros”, concluiu.

Em números

Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), do total de agentes atuando em Parintins, ao menos 650 são de policiais militares; 80 são de policiais civis, entre delegados, escrivães, investigadores e administrativos; o Corpo de Bombeiros possuem 120 servidores, entre brigadistas, mergulhadores, oficiais médicos, entre outros; e a própria SSP terá 80 servidores atuantes, 34 viaturas e duas Plataformas de Observação Elevada. 

Barracas e contatos

Nove barracas de policiamento serão montadas pela Polícia Militar em pontos estratégicos na cidade. A medida tem como objetivo inibir crimes, como pequenos furtos e agir em pronta-resposta em casos que necessitem de rápida intervenção.

Duas barracas serão montadas na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, localizada no Centro do município; uma no Aeroporto Júlio Belém de Parintins; uma na Praça do Chapão, na área central do município; duas barracas direcionadas para ações nas Festa dos Visitantes, que acontecerá no dia 27 de junho no Bumbódromo; uma barraca no Balneário do Cantagalo, um dos principais pontos turísticos da cidade que fica na comunidade do Aninga; uma barraca na Praça dos Bois, localizada no bairro Palmares; e uma no Mercado Municipal de Parintins, no Centro de Parintins.

Também estarão ativados os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554 do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), (92) 98842-1769 da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) e o (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Foto:Daniel Brandão/A CRÍTICA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Marido de mulher que morreu em piscina de academia recebe alta após 8 dias internado

Vinicius de Oliveira, marido de Juliana Faustino Bassetto, professora...

Tragédia em Itumbiara: cartas falsas de mãe circulam nas redes sociais

Em meio à repercussão do caso que chocou Itumbiara,...

Quem é Lucas Pinheiro Braathen, que conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história na manhã deste sábado (14) conquistando...

Novo aciona TCU e acusa Janja de uso da máquina pública em carro alegórico

O partido Novo protocolou representação no Tribunal de Contas da...