Organização do Nobel anuncia aumento no valor da premiação

Publicado em

A Fundação Nobel informou nesta sexta-feira (15) que aumentará a premiação para o Prêmio Nobel deste ano em 1 milhão de coroas suecas, o que leva o total para 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 4,8 milhões), já que a moeda sueca despencou recentemente.

“A Fundação optou por aumentar o valor do prémio porque é financeiramente viável fazê-lo”, afirmou num breve comunicado.

A rápida depreciação da moeda sueca empurrou-a para o seu nível mais baixo na história em relação ao euro e ao dólar americano, principalmente.

A Suécia tem lutado contra uma inflação elevada – 7,5% em agosto, longe da meta de 2% estabelecida pelo Riksbank, o banco central da Suécia.

Quando os primeiros Prémios Nobel foram atribuídos em 1901, o valor do prémio era de 150.782 coroas suecas por categoria, informou a fundação.

Nos últimos 15 anos, o valor foi ajustado diversas vezes, a mais recente em 2020, quando subiu para 10 milhões de coroas suecas (R$ 4,36 milhões).

Os vencedores do Prêmio Nobel deste ano serão anunciados no início de outubro.

Os laureados são então convidados a receber seus prêmios em cerimônias de premiação em 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel.

O prestigioso prêmio da paz é entregue em Oslo, de acordo com os desejos do Nobel, enquanto as outras cerimônias de premiação são realizadas em Estocolmo.

Foto:The Nobel Prize

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

João Fonseca pode igualar Sinner e Alcaraz com título do Next Gen ATP Finals: “Caminho certo”

João Fonseca está no caminho de se tornar um...

Dois pilotos da Marinha dos EUA se ejetam de caça atingido por ‘fogo amigo’ no Mar Vermelho

Dois pilotos da Marinha dos Estados Unidos precisaram se ejetar de...

Israel atinge escola e mata 17 palestinos em ataques a Gaza; hospital tem ordem de evacuação

Ataques israelenses em toda a Faixa de Gaza mataram pelo menos...