Órgãos com HIV: sócio de laboratório que emitiu laudos falsos é preso

Publicado em

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (14/10), pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, a Operação Verum, para prender quatro pessoas no caso dos transplantes de órgãos infectados pelo HIV. Walter Vieira, sócio do PCS Lab Saleme — apontado pelo governo do RJ como responsável pelo erro —, foi preso.

Vieira é médico ginecologista e também responsável técnico do laboratório, que assinou um dos laudos com o falso negativo. Ele e seu filho, Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira, também sócio do laboratório, são, respectivamente, tio e primo do deputado federal Doutor Luizinho (PP-RJ), que é ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro.

Agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) cumprem 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

“As investigações indicam que os laudos, falsificados por um grupo criminoso, foram utilizados pelas equipes médicas, induzindo-as ao erro, o que levou à contaminação dos pacientes. Um dos pacientes veio a falecer, com as causas da morte ainda sob investigação”, diz a Polícia Civil.

A polícia apura se, além dos transplantes, o PCS Lab Saleme falsificou laudos em outros casos.

“Diversas diligências complementares estão sendo realizadas para identificar toda a cadeia de profissionais envolvidos nesse esquema criminoso, e todos serão prontamente responsabilizados na medida da sua respectiva culpabilidade”, detalhou.

Os envolvidos são investigados por crime contra as relações de consumo, associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e infração sanitária.

Pacientes infectados

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou seis casos de pacientes que receberam órgãos infectados pelo vírus HIV. A Anvisa e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) investigam a situação. Os exames de sangue dos doadores de órgãos apresentaram resultados falsos negativos para o vírus.

A situação foi descoberta no dia 10 de setembro, quando um paciente transplantado apresentou sintomas neurológicos e testou positivo para HIV ao procurar atendimento no hospital.

Foto:PCRJ/ *Metrópoles

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

João Fonseca pode igualar Sinner e Alcaraz com título do Next Gen ATP Finals: “Caminho certo”

João Fonseca está no caminho de se tornar um...

Dois pilotos da Marinha dos EUA se ejetam de caça atingido por ‘fogo amigo’ no Mar Vermelho

Dois pilotos da Marinha dos Estados Unidos precisaram se ejetar de...

Israel atinge escola e mata 17 palestinos em ataques a Gaza; hospital tem ordem de evacuação

Ataques israelenses em toda a Faixa de Gaza mataram pelo menos...