Free Porn
xbporn

Órgãos com HIV: sócio de laboratório que emitiu laudos falsos é preso

Publicado em

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (14/10), pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, a Operação Verum, para prender quatro pessoas no caso dos transplantes de órgãos infectados pelo HIV. Walter Vieira, sócio do PCS Lab Saleme — apontado pelo governo do RJ como responsável pelo erro —, foi preso.

Vieira é médico ginecologista e também responsável técnico do laboratório, que assinou um dos laudos com o falso negativo. Ele e seu filho, Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira, também sócio do laboratório, são, respectivamente, tio e primo do deputado federal Doutor Luizinho (PP-RJ), que é ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro.

Agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) cumprem 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

“As investigações indicam que os laudos, falsificados por um grupo criminoso, foram utilizados pelas equipes médicas, induzindo-as ao erro, o que levou à contaminação dos pacientes. Um dos pacientes veio a falecer, com as causas da morte ainda sob investigação”, diz a Polícia Civil.

A polícia apura se, além dos transplantes, o PCS Lab Saleme falsificou laudos em outros casos.

“Diversas diligências complementares estão sendo realizadas para identificar toda a cadeia de profissionais envolvidos nesse esquema criminoso, e todos serão prontamente responsabilizados na medida da sua respectiva culpabilidade”, detalhou.

Os envolvidos são investigados por crime contra as relações de consumo, associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e infração sanitária.

Pacientes infectados

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou seis casos de pacientes que receberam órgãos infectados pelo vírus HIV. A Anvisa e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) investigam a situação. Os exames de sangue dos doadores de órgãos apresentaram resultados falsos negativos para o vírus.

A situação foi descoberta no dia 10 de setembro, quando um paciente transplantado apresentou sintomas neurológicos e testou positivo para HIV ao procurar atendimento no hospital.

Foto:PCRJ/ *Metrópoles

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Gabinete de Crise começa a atuar nesta sexta para enfrentar novas tempestades em SP

Novos temporais estão previstos para atingir todo o estado de...

Filha de Cupertino diz em júri que pai a prendeu por 8 meses ao saber de Rafael e ameaçou: ‘Só vai namorar depois dos...

Vídeo gravado pela Justiça com o depoimento da filha de Paulo Cupertino mostra...

STF volta a julgar nesta sexta-feira validade da revista íntima em presídios

O STF (Supremo Tribunal Federal) volta a julgar nesta...

Coreia do Norte mobiliza tropas para ajudar Rússia na Ucrânia, segundo inteligência sul-coreana

A Coreia do Norte começou a mobilizar um contingente...