Osteoartrite é doença comum em idosos com mais de 65 anos

Publicado em

Uma doença que pode levar à dor nas articulações, rigidez, fraqueza e, até mesmo, à perda de movimento. A osteoartrite é um tipo de artrite que ocorre quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta. O desgaste ocorre de forma gradual e piora ao longo do tempo.

A percepção da dor pode ser de leve a intensa, e constante ou intermitente. Além disso, algumas pessoas podem se sentir frustradas, ansiosas ou mesmo deprimidas devido aos incômodos e à falta de mobilidade. 

Segundo o Dr. Marco Aurélio S. Neves, ortopedista especialista em cirurgia do quadril e joelho, com o aumento da população idosa no Brasil, os casos de artrose são maiores. ‘O desgaste articular é causado, na maior parte dos casos, pelo envelhecimento natural do corpo somado ao uso repetitivo da articulação’.

É por isso que, segundo Neves, a doença é mais comum em idosos – apesar de poder surgir em indivíduos que praticam esportes, como futebol e basquete, e estão mais suscetíveis à ocorrência de lesões traumáticas. Aliás, cerca de 80% dos indivíduos acima dos 65 anos têm osteoartrite, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

No Brasil, a população acima dos 60 anos de idade triplicou nos últimos 50 anos, segundo indicativos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) compartilhados pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (SP). Na década de 70, a porcentagem era de 5,8%. Em 2020, a taxa passou para 18,8%. 

De acordo com uma projeção da OMS (Organização Mundial de Saúde) o número de indivíduos com 60 anos ou mais deve chegar a 2 bilhões em 2050, o que representará um quinto da população mundial, conforme publicado pelo Jornal da USP (Universidade de São Paulo). Segundo o Ministério da Saúde, o número de idosos no Brasil deve superar o total de crianças entre zero e 14 anos em 2030.

Apesar de ser um problema comum para idosos, Neves ressalta que a artrose só é considerada um problema quando o desgaste é muito maior do que o normal para aquela determinada idade. – o que faz com que a pessoa sofra com a limitação de movimentos e tenha que conviver com dores que impossibilitam a prática de tarefas comuns.

‘Para uma pessoa de 90 anos de idade, ter artrose é algo normal. O problema é quando uma pessoa com 40 anos tem um desgaste maior do que o normal para essa faixa etária’, afirma.

O ortopedista especialista em cirurgia do quadril e joelho ressalta que a artrose é uma condição progressiva, por isso, a tendência é que ela vá aumentando e degenerando ainda mais a articulação.

Já o tratamento é feito por meio de cuidados individuais e paliativos, além de medicamentos e fisioterapia. Em alguns casos, a cirurgia pode ajudar a reduzir a dor e manter o movimento articular.

*Estado conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Decisão de Gilmar sobre impeachment pode travar agenda do governo no Congresso

A decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, que mudou as...

Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão

A Comissão Europeia multou na sexta-feira (05/12) a rede social...

Caso Benício: ‘Estávamos muito ansiosos para esse momento’, diz mãe ao relembrar que filho celebraria formatura do ABC

Os pais de Benício Xavier, de 6 anos, em Manaus, publicaram nas...

Messi supera Müller e leva Inter Miami a título inédito da MLS

O Inter Miami conquistou neste sábado (6) o primeiro título da MLS de...