A quinta-feira (20/11) será um dia de contrastes climáticos pelo país, marcado por calor no Sudeste, instabilidades fortes no Nordeste e um resfriamento no Sul. Segundo o Climatempo, essa variação é típica da transição para o verão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que 14 estados do país estão sob alerta de chuvas intensas ou acumulado de chuvas. Porém, diferentemente do início da semana, que os avisos apontavam para o Sul e Sudeste do território brasileiro, agora eles estão direcionados para o Norte e Nordeste.
Seguem em alerta: AC, AP, AM, BA, ES, GO, MA, MT, MG, PA, PE, PI, RR e TO.
Calor no Sudeste
No Rio de Janeiro, a manhã começa com predomínio de tempo firme, céu parcialmente aberto e sensação de calor crescente. Ao longo do dia, a umidade vinda do oceano aumenta a nebulosidade, especialmente no litoral e na região metropolitana. Há risco de pancadas rápidas e isoladas a tarde. No interior do estado, o calor deve ser ainda mais intenso, e só durante a noite o tempo passa a exigir mais atenção.
Em São Paulo, a quinta será marcada por céu mais fechado. A madrugada e o início da manhã têm muita nebulosidade na faixa leste, com possibilidade de garoa em pontos da Serra do Mar e do litoral. A capital terá um dia de mormaço, sensação de abafamento e poucas aberturas de sol.




