Parlamento Jovem Brasileiro entra na etapa final com quatro estudantes do Amazonas pré-selecionadas

Publicado em

Quatro estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas foram pré-selecionadas e estão participando da quarta e última etapa da 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), da Jornada Jovem Cidadã, promovida pela Câmara dos Deputados. Entre as quatro alunas, uma será selecionada e representará o Amazonas em Brasília. A escolha será por votação, que acontecerá de 23 de outubro a 10 de novembro, na plataforma do PJB.

As alunas Letícia de Souza, do Colégio Amazonense Dom Pedro II; Nathalya Moura, da Escola Estadual (EE) Ângelo Ramazzotti; Raquel do Nascimento, da EE Senador Antovila Mourão Vieira, e Rosanny Carvalho, da EE Professor Sebastião Augusto Loureiro Filho, produziram um discurso com a temática “A educação que queremos”, e alcançaram as quatro maiores notas, o que as classificou para a fase final. 

Para esta última etapa, as quatro estudantes produziram um vídeo de até 3 minutos, a partir do discurso produzido, e nele foi apresentada toda a jornada de aprendizagem, que as jovens vivenciaram durante o percurso da Jornada Jovem Cidadã. 

Além do tema, também foi deixado a critério das estudantes abordar uma das três questões: pesquisa de políticas públicas, escuta de outros jovens ou papel do Poder Legislativo. O vídeo irá para o YouTube e para a plataforma on-line do PJB e, a partir do dia  23 de outubro, estará disponível para visualização. 

Durante este período, também estará aberta a votação pela plataforma do PJB, de 23 de outubro a 10 de novembro. A candidata que receber mais votos representará o estado na Câmara dos Deputados. 

Jornada Jovem Cidadã

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação democrática voltado para estudantes do Ensino Médio, de 16 a 22 anos, e é realizado pela Câmara dos Deputados. Ele tem como objetivo oferecer aos estudantes uma experiência de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo.

Coordenado por servidores do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), da Câmara dos Deputados, o PJB conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil.

A estudante Nathalya Moura, de 17 anos, uma das pré-selecionadas, explicou que o processo foi bastante enriquecedor e que ela pode aprender bastante. Com o apoio dos pais e das pessoas que conheceu durante o processo, a jovem ficou bastante animada e empolgada. “Como é a primeira vez que tenho contato com o audiovisual, também foi um desafio, porém o parlamento disponibilizou muito apoio nessa etapa, então pude fazer o meu melhor”, contou a aluna.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Cientistas encontram ‘tempo negativo’ em experimentos quânticos; entenda

Os cientistas sabem há muito tempo que a luz...

João Fonseca pode igualar Sinner e Alcaraz com título do Next Gen ATP Finals: “Caminho certo”

João Fonseca está no caminho de se tornar um...

Dois pilotos da Marinha dos EUA se ejetam de caça atingido por ‘fogo amigo’ no Mar Vermelho

Dois pilotos da Marinha dos Estados Unidos precisaram se ejetar de...