PCDs poderão solicitar carteirinhas, credenciais de estacionamento e outros serviços nos PACs de Manaus 

Publicado em

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ampliou a carta de serviços das unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), e, partir de segunda-feira (29/05), seis unidades começam a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPCD), Linha de Crédito pelo programa + Crédito Inclusão, entre outros benefícios para Pessoas com Deficiências (PcDs).

Poderão ser solicitadas a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea); o Passe Legal, que dá desconto ou passagem gratuita no transporte intermunicipal; a Linha de Crédito do programa + Crédito Inclusão, que financia empreendimentos de PcDS ou seus responsáveis legais. 

Haverá, ainda, o agendamento junto ao IMMU para a emissão do Passa-Fácil e Credencial de Estacionamento para Idoso e PCD, e do Passe Interestadual, que terá seu formulário analisado pelo Governo Federal. 

Os serviços estarão disponíveis no PAC Alvorada, na avenida Desembargador João Machado 4.922; PAC Compensa, na avenida Brasil, 1.325; PAC Parque Dez, na avenida Tancredo Neves, 668; PAC ViaNorte, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3.760, Monte das Oliveiras; PAC São José, na avenida Cosme Ferreira, e no PAC Studio 5, na avenida Rodrigo Otávio, 355, Distrito Industrial 1.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, reforça que a secretaria estudou como garantir que os serviços de cidadania estivessem mais próximos da população, como solicitou o governador Wilson Lima, e entendeu que os PACs poderiam oferecê-los. 

“A ideia é ampliar o atendimento para que ele fique mais próximo da população. Então, nós os descentralizamos de uma única sede, e colocamos a prestação desse serviço no PAC Alvorada, PAC Compensa, no Parque Dez, no Pac Vianorte, e no do Studio 5. É a forma de chegar mais próximo da população, porque os PACs são uma referência ao atendimento pró cidadão“, destaca a secretária. 

Como solicitar

Para os serviços de emissão de carteirinhas, os interessados deverão preencher um requerimento e anexar um relatório médico, com indicação da Classificação Etária Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde (CID), além do RG, CPF, certidão de nascimento, tipo sanguíneo, comprovante de residência, número de telefone e foto 3×4. 

O responsável legal da pessoa com TEA também deverá apresentar o documento de identificação, comprovante de residência, telefone e e-mail.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc

*Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bradesco decide acabar com home office para 900 funcionários em 2026

O Bradesco, um dos maiores bancos do país, decidiu encerrar...

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...